10 focos do mosquito da Dengue são encontrados em Rio Grande
No período de 1º de janeiro até o dia 2 de março, foram identificados 10 focos do mosquito aedes aegypti em Rio Grande.
Segundo a Vigilância Epidemiológica, os focos estavam localizados nos bairros Centro, Aeroporto, Vila Maria, Parque Guanabara (Cassino), São Miguel e no Distrito Industrial.
A informação consta no relatório apresentado pela Vigilância Ambiental em Saúde dentro do Programa de Prevenção da Dengue.
No documento foi atualizado, também, o número de notificações por suspeita de Dengue investigadas nesse período: foram 10, sendo que sete tiveram resultado negativo, duas aguardam resultado e uma espera confirmação laboratorial do Laboratório Central (Lacen), em Porto Alegre.
Todas as notificações geraram uma Pesquisa Vetorial Especial em 13 localidades.
Recomendações
Conforme a coordenadora da Vigilância, Marcia Pons, e considerando o cenário da Dengue no estado do Rio Grande do Sul, “é importante contarmos com a colaboração de toda a comunidade para evitar a proliferação do vetor transmissor dessa doença na cidade”. Para isso, ela recomenda que sejam mantidos os pátios das residências sempre limpos, sem acumulo de água, evitando qualquer objeto que possa servir de criadouro, higienizando com frequência os bebedouros de animais, mantendo os ralos fechados, as calhas limpas para não haver entupimentos, mantendo os sanitários em desuso sempre fechados, as caixas d’água bem vedadas, piscinas tratadas o ano todo e descartar o lixo em locais apropriados.
Essas ações são de extrema importância para diminuir o risco da Dengue em nosso município, resume a coordenadora. A Vigilância Ambiental solicita que todos os moradores estejam receptivos à visita dos Agentes de Combates a Endemias (ACEs), para que suas atividades sejam desenvolvidas durante as visitas às residências nas ações de prevenção e controle do vetor transmissor da Dengue, febre Chikungunya e ZiKa Vírus.
Os agentes realizam suas atividades devidamente identificados, com uniformes da Vigilância Ambiental em Saúde e crachá contendo informações profissionais. Em caso de dúvidas quanto à presença do ACE, entre em contato com a Vigilância pelo telefone 3233-7289, das 8h às 17h, a fim de confirmar os dados dos servidores.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação