16 anos da Área de Proteção Ambiental da Lagoa Verde
Hoje, no dia 22 de abril, a Área de Proteção Ambiental – APA da Lagoa Verde comemora seu 16º aniversário. A APA da Lagoa Verde foi instituída pela Lei Municipal nº 6.084, de 22 de abril de 2005, com o objetivo de proteger o sistema formado pela Lagoa Verde, Arroio Bolaxa, Arroio Senandes, Canal São Simão e seus entornos.
A APA da Lagoa Verde é uma unidade de conservação municipal e faz parte do conjunto de áreas naturais com características especiais presentes no território brasileiro. Está situada entre o centro da cidade do Rio Grande e o Balneário Cassino, compreendendo uma área de aproximadamente 510 hectares, que compõem um mosaico de ambientes, como lagoa, arroios, campos, banhados, marismas, paleodunas e capões de mata nativa.
Desde a década de 90, o Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental – NEMA soma esforços para proteger a biodiversidade e realizar projetos de pesquisa, gestão e educação ambiental na APA da Lagoa Verde. Atualmente, com o apoio do Criança Esperança/Unesco, a instituição realiza o Projeto APA da Lagoa Verde em cena: Educação Ambiental e Teatro, na Escola Municipal de Ensino Fundamental Prof.ª Marília Rodrigues Santos, localizada no Boa Vista I. O projeto desenvolve ações que visam estimular o sentimento de pertencimento ao lugar, através do conhecimento do meio ambiente local e regional, considerando seus aspectos ecológicos, socioeconômicos, históricos e culturais.
Na APA da Lagoa Verde e seus entornos podemos observar a interação do ser humano com o meio ambiente, o que faz dela um patrimônio ambiental de toda a comunidade, com grande riqueza de fauna e flora, além de ser um local de extrema beleza paisagística no município de Rio Grande.
Vida longa à APA da Lagoa Verde!
Renata Silva – Equipe Lagoa Verde/NEMA
Foto: Divulgação