Agenda

1ª Conferência Municipal do Idoso acontece nesta sexta-feira (29), na Unicesumar

Nesta sexta-feira (29), a Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social e do Conselho Municipal do Idoso, irá promover a Conferência Municipal do Idoso. Esta será a primeira vez que a conferência a nível municipal será realizada na cidade de Rio Grande. A ação acompanha a promoção da 5ª Conferência Nacional do Idoso e irá ocorrer na sede da Unicesumar, localizada na Rua General Neto, nº215.  As atividades tem início previsto para as 8h, tendo como proposta a reflexão e a discussão sobre os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas como estratégia na garantia dos direitos da pessoa idosa. O evento é aberto a todo comunidade rio-grandina.

Para o secretário-adjunto de Cidadania e Assistência Social, Chendler Siqueira, é de fundamental importância a participação da comunidade rio-grandina nos diálogos a respeito do tema. “A conferência tem como prioridade e público alvo as pessoas acima dos 60 anos, mas toda e qualquer pessoa pode participar dessa discussão. É importante levar em consideração que todas e todos nós estimamos que envelheceremos algum dia. Precisamos preparar o município e a rede de atenção e proteção para os idosos de hoje, e também para os idosos que teremos no futuro, buscando definir qual o atendimento que pensamos e esperamos ofertar para essa população, que construiu com seu trabalho e seus esforços a nossa cidade” salientou.

Chendler também destacou quais serão os objetivos do evento e suas expectativas para a atividade. “A ideia é que a gente possa debater a política municipal de atendimento a pessoa idosa  para que então possamos discutir a intersetorialidade da rede de proteção voltada para essa parcela da comunidade. Já é usual realizarmos esse movimento dentro do executivo com relação a crianças e adolescentes, e a proposta é que a gente consiga elevar essa discussão para pauta da construção de uma politica municipal dos direitos da pessoas idosas”, explicou.

A Conferência Municipal do Idoso

A conferência terá como tema central “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, assunto que será debatido considerando os seguintes eixos norteadores:

  • Direitos fundamentais da construção/efetivação das políticas públicas;
  • educação: assegurando direitos e emancipação humana;
  • enfrentamento da violação dos diretos humanos da pessoa idosa;
  • os conselhos de direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

Na parte da manhã, o evento terá momento reservado para palestras acerca do tema, iniciando com a explanação das Assistentes Sociais Monica Ávila e Márcia Emmerdoerffer, que irão abordar tópicos relativos ao envelhecer no século XXI e as políticas públicas. Em seguida o diálogo será a respeito de direitos previdenciários da pessoa idosa, com a presença do advogado Lester Pires Cardoso.

Para possibilitar a presença de participantes de grupos de idosos ofertados em Cras e unidades de saúde do município, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social, em ação conjunta com a Secretaria de Serviços Urbanos, irá disponibilizar transporte aos usuários, tanto no início da conferência quanto após o seu encerramento. Ainda, no intervalo do evento, será oferecido transporte para que os participantes dos grupos se desloquem ao Restaurante Popular para o almoço, ao custo de R$ 2,00. Para aqueles que não tiverem condições de arcar com o custo da refeição, a Gesto, organização de sociedade civil responsável pela administração do restaurante, irá conceder a cobertura do valor referente a refeição, como contrapartida ao município,

No período da tarde, os participantes serão divididos em grupos, cada uma baseado em um dos eixos principais que são tema da conferência, para debate a respeito do assunto. O objetivo é estabelecer cinco prioridades em cada eixo, que serão expostos para a aprovação na plenária final. Ainda durante a plenária, serão definidos oito delegados que irão representar a cidade na etapa estadual da conferência. As escolhas deverão respeitar a proporção determinada no regimento, que estipula 60% de membros da sociedade civil e 40% representantes de órgãos governamentais.

A conferência também conta com a parceria de entidades de sociedade civil que de alguma contribuíram com a organização e realização do evento, como o Asylo do Rio Grande, Lar de Idosos Ebenézer, Enfermar, AAPECAN e Unimed, além da Unicesumar, que irá sediar a atividade.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Divulgação SMCAS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.