1ª Prenda e 3° Piá do RS são do CCN Sentinela do Rio Grande
A 51ª Ciranda Cultural de Prendas do Rio Grande do Sul realizada em Bagé, de 19 a 22 de maio, teve com vencedora do título de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, Giovana Martins Conceição. Giovana é do Centro de Tradições Nativistas Sentinela do Rio Grande e agora será a representante tradicionalista do estado do Rio Grande do Sul na gestão 2022/2023.
Gustavo Prietsch dos Santos também do CCN Sentinela do Rio Grande recebeu o título de Terceiro Piá Farroupilha do concurso do 33º Entrevero Cultural de Peões do Estado, que ocorreu entre os dias 21 e 23 de abril, em Palmeira das Missões para a escolha do representante da cultura e do campeirismo gaúcho.
Os dois tradicionalistas premiados representaram a 6ª Região Tradicionalista que abrange Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Chuí e São José do Norte.
Giovana concorreu com candidatas das 30 regiões tradicionalistas do estado do Rio Grande do Sul. Ela conquistou o título mais cobiçado que é o de 1ª Prenda do Rio Grande do Sul, ao todo, são nove títulos (três mirins, três juvenis e três adultas).
O concurso contou com três dias de avaliação escrita sobre cultura, história e geografia. E ainda prova oratória e mostra folclórica com canto, dança e declamação. A Ciranda Cultural é conhecida popularmente como o mais disputado concurso, comparado ao vestibular da tradição.
A participação das representantes em Bagé teve o apoio da Prefeitura Municipal do Rio Grande que no próximo ano irá sediar o evento que deverá reunir cerca de 1,5 mil pessoas.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação