20ª Campanha de Vacinação Contra a Influenza no Município acontece até 1º de junho
O Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias Municipais de Saúde, está realizando a 20ª Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza até o dia 1º de junho de 2018. A Campanha Nacional tem como objetivo reduzir a mortalidade, as complicações e as internações decorrentes das infecções pelo vírus influenza, na população alvo da vacinação. Confira em anexo à lista de unidades da saúde que estarão administrando as vacinas no Município.
A influenza é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar a complicações graves e ao óbito, especialmente nos grupos de alto risco para as complicações da infecção (crianças menores de 5 anos de idade, gestantes, adultos com 60 anos ou mais, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais).
A meta desta campanha é vacinar 90% do total de 47.184 pessoas do público-alvo. Não será estimada a cobertura vacinal para o grupo de comorbidades, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e professores.
Medidas simples de prevenção podem ajudar ao combate do vírus da gripe, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, cobrir a boca com o braço ao tossir ou espirrar, utilizar álcool gel nas mãos e, caso julgue necessário, utilizar máscara de proteção.
Grupos prioritários
- Crianças menores de cinco anos, mas com no mínimo seis meses;
- Gestantes, sendo a vacinação segura em qualquer idade gestacional;
- Mulheres no período até 45 dias após parto;
- Trabalhadores da saúde;
- Povos indígenas;
- Indivíduos com 60 anos ou mais de idade;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Pessoas portadoras de doenças crônicas, conforme listagem definida pelo Ministério da Saúde em conjunto com sociedades científicas, mediante apresentação de prescrição médica ou receita atualizada que comprove a condição de paciente portador de doença crônica.
- Professores das escolas públicas e privadas (necessário apresentar documento comprobatório);
Importante
Existem categorias de risco clínico com indicação para a vacina contra a Influenza. Ela é indicada para portadores de doença respiratória crônica; doença cardíaca crônica; doença renal crônica; doença hepática crônica; doença neurológica crônica; diabetes; imunossupressão; obesos; transplantados e portadores de trissomias.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Marcos Jatahy