30ª Fenadoce encerra com 311 mil visitantes, 1,9 milhão de doces vendidos e superação nos negócios
A avaliação final da feira foi considerada “surpreendente” em meio a um cenário de reconstrução do Estado
Com um balanço acima da expectativa e uma edição que celebrou a união e a história das suas 30 edições, a Fenadoce 2024 finalizou neste domingo em Pelotas/RS. Ao todo, foram 311 mil visitantes e 1,9 milhão de unidades de doces vendidas. Na Fenadoce Cultural foram mais de 400 apresentações que fomentaram oportunidades para os artistas locais. O turismo também se destacou com mais de 600 excursões. As visitas escolares e outros projetos sociais atendidos pela feira somaram 57 mil pessoas.
Neste ano, a Fenadoce simbolizou a superação e o recomeço para muitos gaúchos. Após o cenário das enchentes, em maio, o evento se destacou pela geração de negócios, que surpreendeu até mesmo a Comissão Organizadora e os expositores. Nos anos anteriores, o comportamento dos visitantes era mais concentrado durante os finais de semana e feriados, ao contrário do que se observou nessa edição, quando o público se dividiu de forma mais proporcional durante os 19 dias, mantendo sempre os corredores com um bom número de pessoas, inclusive nos dias úteis.
“Atingimos um patamar surpreendente na geração de negócios nessa edição. Sabíamos que seria um evento para superar os desafios, mas não imaginávamos que o resultado final seria tão acima do esperado. É uma notícia excelente para os nossos expositores, para as doceiras e para toda a região através do turismo e da geração de empregos diretos e indiretos que a feira gera”, avalia Daniel Centeno, Conselheiro Gestor da CDL Pelotas e membro da Comissão Organizadora da 30ª Fenadoce.
Cultura e ação social
A Fenadoce também foi um sinal de esperança para os artistas. Através da Fenadoce Cultural, que seleciona grupos e artistas locais para valorizar a cultura e a arte, foram promovidas mais de 400 apresentações ao longo da programação desse ano, divididas em três palcos que receberam atrações simultâneas e oportunizaram um recomeço também para o setor cultural, um dos mais afetados pelas enchentes.
Nessa edição, o evento ainda ampliou os seus projetos sociais que possibilitam visitas sem a cobrança do ingresso. Além da ação que recebeu gratuitamente os alunos de escolas da região, com cada um ganhando um doce e ingressos para o parque, a Fenadoce também atendeu outras solicitações de projetos sociais para visitarem a feira. Com isso, foram 57 mil beneficiados com as ações sociais que há anos visam democratizar o acesso à cultura e à tradição doceira através da Fenadoce.
Memorial Fenadoce e Espaço Creators
O passado, presente e futuro se encontraram nessa edição da Fenadoce. O Memorial foi um dos espaços que mais emocionou os visitantes, apresentando os vestidos das cortes de anos anteriores e a história do evento com os seus momentos mais marcantes. Logo ao lado, a Fenadoce apresentou uma novidade: o ambiente que celebrava o passado também conversou com o mundo digital no Espaço Creators. Além de um estúdio de podcast, o espaço promoveu uma programação com diversas atividades que refletiram sobre o marketing da influência através de uma ação da CDL Pelotas com a Agência Orbe, apontando que o evento não deixa de inovar e pensar sempre na sua conexão com o futuro.
Assessoria de Comunicação Fenadoce
Foto: Rafael Takaki
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp