3º Festival Cinema Negro em Ação está com as inscrições abertas
Inscrições para a mostra competitiva devem ser realizadas até o dia 05 de novembro via formulário
A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual de Cinema (Iecine) e da Casa de Cultura Mario Quintana (CCMQ), realiza entre os dias 20 a 27 de novembro a terceira edição do Festival Cinema Negro em Ação. A mostra será realizada em formato híbrido.
As inscrições para a mostra competitiva poderão ser realizadas até sábado (5/11), por meio do perfil @cinenegroemacao no Instagram. A mostra competitiva contempla videoclipes, videoarte, curtas-metragens e longas-metragens, no formato digital, de temática livre e que tenham sido produzidos por pessoas negras, ou que contem com protagonismo negro em processo de criação ou autoria do projeto (ex: diretor de arte, diretor fotografia, montagem, entre outras).
O evento é aberto para produtores negros de todo o país.
Seleção
A seleção será realizada por uma comissão especializada, designada pela equipe organizadora do evento e a mostra com os selecionados inclui exibições dos filmes concorrentes na grade de programação da TVE-RS, canal Prime Box Brasil, plataforma Cultura em Casa e na Cinemateca Paulo Amorim – também instituição da Sedac. O acesso às exibições na programação na Cinemateca Paulo Amorim será gratuito e aberto a todos os públicos.
Nesta edição, a curadoria será assinada por quatro destacados profissionais negros do audiovisual gaúcho: Sofia Ferreira, Kaya Rodrigues, Jeferson Silva e Felipe Rocha. Para Sofia, que dará continuidade também à curadoria de mercado e conteúdos, “o evento cria um espaço de apresentação e comercialização de conteúdos relevantes, contribuindo para promover narrativas plurais para o cenário do audiovisual brasileiro”. Kaya Rodrigues complementa que “nesta terceira edição o enfoque torna-se a ampliação dos aspectos sociais do festival, voltando nosso olhar com atenção e de maneira convidativa, para os coletivos negros da cidade, que muito já fazem pela criação destas narrativas, além de exibições gratuitas e abertas que nos aproximam da comunidade”.
Outras atividades estão previstas durante o festival como painéis sobre o mercado audiovisual, rodadas de negócios, ações afirmativas, apresentações artísticas e muito mais.
Alavancar novas narrativas
“A terceira edição do Festival foi muito esperada pelo setor audiovisual, demonstrando a importância dessa iniciativa para a inclusão de profissionais negros e, também, reforçando o compromisso da Secretaria da Cultura com as pautas afirmativas”, diz Clarissa Lima, assessora de Diversidade da Sedac.
Para a secretária de Estado da Cultura, Beatriz Araujo, além do caráter afirmativo no aspecto racial, o festival traz o incremento para um setor da economia com grande potencial de expansão. “As primeiras edições do festival Cinema Negro em Ação já foram determinantes para a criação de uma série de ações de capacitação, fomento e formação de profissionais da cadeia produtiva do audiovisual. Temos certeza de que esses resultados e a presença de novos realizadores e sua força coletiva já se farão sentir este ano. A continuidade e a consolidação do festival multiplicam os espaços e qualificam as produções de cineastas negros de todo o Brasil e principalmente do RS”, afirma a secretária.
Mercado e conteúdos
O festival também selecionará 10 projetos em desenvolvimento de séries e longas-metragens para o mercado e conteúdos. O autor (a) deverá encaminhar uma apresentação de argumento entre cinco e oito páginas. Os projetos contemplados serão apresentados a players convidados pelo festival em formato rodada de negócios e pitchings, de forma híbrida, em data e horário a ser definido pela organização do evento.
Os projetos deverão ser enviados para o e-mail: cinemanegroemacao.mercado@gmail.com
Ascom Sedac RS
Foto: SECOM RS