47ª Expointer começa com foco na reconstrução e retomada
Público foi recepcionado por atrações artísticas no primeiro dia da Expointer
Passava um pouco das 8h quando os portões da 47ª Expointer abriram-se ao público que já formava fila neste sábado (24/8), em Esteio. Os secretários da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação, Clair Kuhn, e de Desenvolvimento Rural, Vilson Covatti, a subsecretária do Parque de Exposições Assis Brasil, Elizabeth Cirne-Lima, e o prefeito de Esteio, Leonardo Pascoal, fizeram a abertura simbólica.
Dentro do parque, as pessoas foram recepcionadas com músicas alemãs da Bandinha Santa Cecília, de Bom Princípio, e com a apresentação de um grupo de dança folclórica gaúcha de Encruzilhada do Sul. Os primeiros que chegaram eram, em sua maioria, trabalhadores da Expointer, mas também teve gente que acordou cedo para prestigiar o evento, como o funcionário público Adair Bamberg, de Gravataí, que estava desde antes das 8h na fila. “Gosto de olhar as máquinas agrícolas e suas tecnologias”, afirmou.
O secretário Kuhn disse que abrir os portões da feira é abrir a porteira do Rio Grande do Sul para o Brasil e para o mundo. “Os visitantes que aqui chegam terão grandes negócios para executar, terão divertimento, mas também conhecimento para levar para suas casas, suas empresas e suas propriedades rurais”, comentou.
Conforme ele, a Secretaria da Agricultura e o os copromotores fizeram o seu melhor neste momento de reconstrução do Estado. “Todos que aqui chegarem vão sentir a melhoria, a reconstrução e a retomada de todos os negócios do Rio Grande do Sul”, destacou Kuhn.
Para a subsecretária do Parque, “muito mais do que recorde de números, a Expointer apresenta um recorde de superação, de conseguir dar a volta por cima depois de toda a tragédia que nosso Estado viveu”. Elizabeth disse que pessoas de perto e de longe apoiaram, ajudando para que a Expointer acontecesse. “Estamos muito felizes com esse momento”, celebrou.
Destaques do primeiro dia da 47ª Expointer
O primeiro dia da feira começou com grande entusiasmo. Às 8h, no Portão 2, a abertura oficial dos portões é marcada pela apresentação de uma banda alemã, seguida por um café de cambona oferecido ao público. Além disso, em frente à casa da Federação da Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul), os visitantes poderam apreciar uma apresentação de dança folclórica gaúcha.
Nas pistas do parque, há diversos julgamentos e provas, nas categorias adulto e infantil, que começaram às 8h e se estendem até o final da tarde. Nos estandes, os visitantes podem participar de palestras e workshops, cujos temas e locais podem ser conferidos na programação da feira.
À tarde, em homenagem aos 100 anos do payador e poeta gaúcho Jayme Caetano Braun, será apresentado o show Jayme Caetano Braun – Um século de arte, no palco principal da Expointer, às 15h.
Para encerrar o primeiro dia da Expointer 2024, às 19h, é a vez do espetáculo Ópera Gaúcha, que será realizado na Pista Central do parque, com a participação de diversos artistas gaúchos e apresentações de dança, música e declamação. A noite termina com o Festival Sou do Sul e o show da cantora Luísa Sonza, na Pista dos Cavalos Crioulos, a partir das 21h.
Ascom Seapi RS
Foto: Jürgen Mayrhofer/SECOM RS
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp