Notícias

48 novos Agentes Comunitários de Saúde nomeados ingressam a partir de amanhã no quadro da Rede Municipal de Saúde

Eles concluíram nesta sexta-feira, 18, o Curso Introdutório para Agentes, etapa final do processo de seleção pública, significando que os novos profissionais estão aptos a atuar junto às unidades básicas de saúde. Com estas novas nomeações será possível agora, para o município, completar quase que a totalidade das equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) atuando no território, além de levar agentes para áreas da cidade que ainda não contavam com o atendimento desses profissionais, entre eles o bairro Dom Bosquinho.

Com a entrada no quadro dos novos agentes comunitários de saúde ficam referenciados, com a atuação dos agentes, as seguintes localidades do município: Marluz, Santa Rosa, Profilurb, São João, Aeroporto, aréa nova doTrevo, Quinta, Quintinha, Povo Novo, Petroline, Taim, Querência, Bolaxa, Senandes, Santa Tereza, Barra, área nova do BGV, Cidade de Águeda, São Miguel 1 e 2, Parque Guanabara e Dom Bosquinho.

O principal papel desempenhado pelo Agente Comunitário de Saúde é de ser o primeiro elo entre o cidadão e serviço público de saúde de que necessita. Ele é o profissional responsável por atuar na promoção e prevenção na saúde, mapeando e encaminhando pessoas para este serviço. Durante o período de capacitação os agentes receberam orientações que abordaram temas como saúde e comunidade, SUS, papel dos agentes comunitários e suas atribuições, papel durante as visitas familiares, territorialização/mapeamento, trabalho em equipe, funcionamento da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), entre outros temas. Os novos agentes receberam os certificados de conclusão do curso na sede da Secretaria de Saúde (SMS), onde acontecia a etapa final do treinamento.

O prefeito Alexandre e o titular da pasta, Maicon Lemos, conversaram com agentes nesta tarde para, além da entrega dos certificados, dar as boas-vindas ao novo pessoal. O chefe do Executivo Municipal disse que o investimento em prevenção, com a entrada dos novos profissionais, possibilita que se tenha economia nas despesas com a alta complexidade no município e falou do contexto do país na área da saúde pública. “Dentro de um cenário como o do Brasil, de desconstituição de diversas políticas públicas, entre elas as de prevenção em saúde, gostaria de dizer que para nós é uma satisfação poder fazer entrar estes novos profissionais na rede, frente a todas as dificuldades, com a certeza de que a prevenção em saúde é o caminho. Mais do que eu, é a comunidade que agradece e quem tem a ganhar com chegada de todos vocês”, completou o prefeito de Rio Grande.

O secretário de Saúde também se manifestou no sentido da fundamentalidade dos agentes comunitários para composição das equipes ESF’s e da distribuição que será possível com a chegada dos novos profissionais. “Dizer da importância que o agente de saúde tem para o trabalho em prevenção dentro da rede de assistência à saúde das famílias no nosso município e da extensão das equipes que nós conseguiremos fazer agora”, reiterou o secretário.

Assessoria de Comunicação/PMRG

Foto: Divulgação PMRG

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.