4º Semana Municipal de Alimentação promove ações de saúde e sustentabilidade durante o mês de outubro
A Prefeitura Municipal do Rio Grande irá promover a 4ª Semana Municipal de Alimentação, em alusão ao Dia Mundial da Alimentação, celebrado no dia 16 de outubro. Nesta edição, com o tema “Garantia de direitos com comida de verdade!”, o evento acontece entre os dias 16 e 31 de outubro, com atividades em diferentes pontos do município.
O evento é organizado pelo Núcleo da Alimentação Escolar (NAE) da Secretaria Municipal de Educação (SMEd) e pelas secretarias de Saúde (SMS), Cidadania e Assistência Social (SMCAS) e Pesca, Agricultura e Cooperativismo (SMPAC). Ainda, conta com a parceria da EMATER/ASCAR – RS e o apoio da Faculdade Anhanguera, Partage Shopping e Livraria Vanguarda.
Segundo a nutricionista do NAE, Nathália Salomão, a Semana da Alimentação é um evento que visa aumentar a conscientização sobre a importância de escolhas saudáveis. “Então, durante essa semana, são realizadas diversas atividades em vários locais diferentes como palestras, campanhas e atividades de promoção à alimentação saudável, equilibrada, responsável e sustentável”, comenta Nathália.
Além disso, o evento também irá abordar questões sobre a segurança alimentar e agricultura sustentável. “Então é uma oportunidade para educar as pessoas sobre como suas escolhas alimentares saudáveis podem impactar na sua saúde e no meio ambiente também”, completa a nutricionista.
No campo da educação, durante a iniciativa serão promovidas saídas de campo para a Horta Comunitária do Balneário Cassino com as escolas da rede municipal e encontros com os professores, promovidos pelo projeto “Plantando Sonhos, Colhendo Frutos”. Ainda, serão realizadas atividades formativas com os profissionais responsáveis pela alimentação escolar e rodas de conversas com os grupos de convivência dos CRAS e nas salas de espera das UBSFs.
Para a assessora pedagógica da SMEd e organizadora do “Plantando Sonhos, Colhendo Frutos”, Raquel Lempek, a oportunidade tem como função também apresentar aos alunos o processo de produção das merendas escolares. “A proposta dentro da semana da alimentação para as crianças que participam do projeto é de que elas visitem as hortas de produtores da agricultura familiar que fazem a entrega para a merenda escolar. Então, vai ser uma oportunidade das crianças conhecerem uma horta de grandes proporções e de grande escala. Além de que são esses os produtos que chegam e que são entregues mensalmente nas escolas da rede municipal através do PNAE (Programa Nacional da Alimentação Escolar)”.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Richard Furtado/PMRG