5 em cada 10 pessoas em Rio Grande apresenta sintomas da covid meses após infecção
Você sabia que 5 em cada 10 pessoas em Rio Grande apresenta sintomas residuais da covid-19 após 6 a 10 meses da infecção?
Os dados foram revelados em um estudo inédito, da Pesquisa SulCovid onde foi realizado o monitoramento da saúde de adultos e idosos na região Sul do Estado após infecção por covid-19.
OS sintomas mais presentes foram cansaço (19,6%), perda de memória (17,7%), perda de atenção (13,9%), dor de cabeça (11,7%), perda de olfato (11,3%), dor muscular (10,1%) e perda de paladar (9,5%). Pessoas com covid longa também são entre 30 e 50% mais propensas a usar UBS (posto de saúde), serviços de urgência e emergência e serviços/médicos especializados (neuro, pneumo, cardio, entre outros).
A PesquisaSulCovid é uma iniciativa coordenada pela professora da Faculdade de Medicina (Famed) da FURG, Mirelle Saes, com coordenação adjunta da docente Suele Manjourany Silva Duro, da Faculdade de Enfermagem da Universidade Federal de Pelotas (UFPel), e conta com o apoio de alunos de graduação, mestrado e doutorado.
O estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs), através do Edital PPSUS 08/2020.
Segunda etapa
A pesquisa começou em outubro sua segunda etapa de coleta de dados, e entrará novamente em contato telefônico com os 2.919 entrevistados na 1ª etapa. Os entrevistados da 1ª etapa receberão uma ligação telefônica para aplicação de questionário. A participação é extremamente importante, para que possamos melhor compreender o efeito da covid longa a longo prazo na saúde destes indivíduos. É importante ressaltar que no questionário não são perguntados dados bancários e que as respostas são sigilosas.
Se você tem dúvidas ou participou da 1ª etapa e ainda não recebeu o contato, pode entrar em contato conosco pelo Instagram do grupo @gepopfurg, pelo WhatsApp (53) 999153243 ou pelo email gepopfurg@hotmail.com.
Grupo de Estudos e Pesquisa em Saúde das Populações – FURG
Foto: Freepik