NotíciasRio Grande

56 pessoas estão acolhidas nos abrigos montados pela Prefeitura do Rio Grande

Após atingir diversas áreas urbanas de Rio Grande na tarde de ontem (25) as águas da Lagoa dos Patos apresentaram recuo nesta terça-feira, 26/09. O recuo iniciou ainda na tarde de ontem e continuou até o período dessa manhã. Por volta das 10h dessa terça-feira a tábua de maré da Praticagem da Barra indicava que a Lagoa estava 0,64 cm acima do nível normal. Na tarde ontem chegou a atingir 1,20 m.

Contudo, segundo informações da Praticagem, até às 17h desta terça-feira o nível do estuário voltará a apresentar subidas novamente. Após esse horário o nível deve começa a recuar. Já a Defesa Civil do Rio Grande informa que a previsão climática para hoje no município – apesar do ciclone formado sobre oceano – é de que os ventos sejam moderados na casa dos 40 a 60 km/h com média de precipitação de chuvas entre 40 a 50 mm. A direção do vento ainda é sul, o que represa a água na Lagoa, que por sua vez segue recebendo o alto volume de águas das chuvas que descem da região metropolitana do estado, onde voltou a chover.

Vias centrais interditadas por alagamentos

Com o recuo das águas as vias interditadas por causa dos alagamentos diminuíram durante esta manhã na área urbana de Rio Grande. As ruas que ainda estão bloqueadas para acesso de veículos ao meio-dia desta terça-feira são: Padre Feijó, Deodoro, Visconde do Rio Grande, João Salomão e Henrique Pancada (entre as ruas Acre e Álvares Cabral).

Entretanto, com o retorno da subida da Lagoa durante a tarde é esperado que outras vias precisem de bloqueios ainda durante o dia de hoje. Por isso as equipes de trânsito da SMMAS estão realizando rondas permanentes para identificar os pontos de atenção.

Região das ilhas

De acordo com a Defesa Civil a maior preocupação nesta terça-feira é com as ilhas da Torotama e dos Marinheiros, já que costumam ser as zonas mais atingidas pelas cheias. Por isso as equipes operacionais já preparam para o dia de hoje uma logística visando atender os moradores em caso de necessidade de saída das suas casas. Para isso contarão com o auxílio da Marinha, pois o acesso às localidades está difícil com o rompimento de algumas partes das estradas que levam a ambas as ilhas.

A Defesa Civil está atenta, também, aos bairros Dom Bosquinho, São Miguel e São João, onde ainda há alguns pontos de alagamentos hoje.

Abrigos

Ao meio-dia da tarde desta terça-feira a coordenação do abrigo do Salão Paroquial do Povo Novo (que recebe a população atingida pelas cheias nas ilhas) informou que há, no local, 49 pessoas acolhidas, dentre 35 adultos e 14 crianças. Já no abrigo do centro de Rio Grande, no ginásio da Escola Lemos Júnior, permanecem abrigadas 7 pessoas de uma mesma família.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.