6º Musiurg anuncia programação; confira as atrações do festival
Evento acontece nos dias 4 e 5 de dezembro no auditório do Cidec-Sul
Celebrado por alavancar o surgimento de novos talentos na região, o Festival Universitário de Música do Rio Grande (Musiurg) divulgou a programação da sua aguardada sexta edição. O evento acontece nos dias 4 e 5 de dezembro, no auditório do Cidec-Sul.
Além das apresentações dos artistas classificados nas categorias Livre e Temática, as atrações incluem oficinas, rodas de conversa e entregas de premiações nos dois dias. Os shows de encerramento ficam a cargo de Paola Kirst e Guilherme Curi.
Buscando valorizar a música local e regional, o Musiurg teve início nos anos 80 e, desde então, revelou uma série de músicos, intérpretes e compositores de Rio Grande e região. O evento teve sua edição mais recente em 2013, e agora retorna com força total. “O festival visa estimular, reconhecer e valorizar a produção musical na universidade, oportunizando espaço para a criação, fruição e reflexão estética no campo da música”, comenta o responsável pela gestão cultural do evento, Roberto Souza, que também é músico e Técnico-Administrativo em Educação lotado na DAC/Proexc.
O Festival Universitário também divulgou o cartaz oficial desta edição, assinado pelo artista gráfico Alisson Affonso – confira ao final do texto. A escolha de Affonso se deu por ele ser um artista reconhecido da cidade, egresso do curso da FURG, e também homenageado na última edição da Feira do Livro da universidade, além de ser músico.
A Pró-reitoria de Extensão e Cultura (Proexc) é a responsável pela organização do Musiurg, através do Núcleo de Extensão e Música (Nemus). A curadoria é realizada pela Proexc junto à Secretaria de Comunicação (Secom) e ao Cidec-Sul.
Músicas selecionadas para cada dia de festival
Quarta, 4 – Mostra das Músicas da Categoria Livre:
- Acontecimento. Compositor e intérprete: Ricardo Cordeiro.
- Eu Sei (Não Sou um Anjo). Compositores: Lucas Borges de Souza e Matheus Chaves Perazo. Intérpretes: Matheus Perazo & 808 Luke.
- Mormaço. Compositores: Rafael Rechia, Eduardo Custódio, Régis Garcia, Kelvin Tomaz e Nicholas Lucena. Intérprete: The Experience Nebula Room.
- Essa é Pra Você. Compositor: Nadir Alves de Oliveira. Intérpretes: Nadir do Cavaquinho e Grupo Choro Nosso.
- Labareda. Compositor: Lucas Cavalheiro. Intérprete: MaréSom.
- A Canção de Todo o Silêncio. Compositor: Bruno Kohl. Intérprete: Sá Biá.
Quinta, 5 – Mostra das Músicas da Categoria Temática: Música e Meio Ambiente:
- Vento Contra. Compositores: Rafael Rechia, Eduardo Custódio, Régis Garcia, Kelvin Tomaz e Nicholas Lucena. Intérprete: The Experience Nebula Room.
- Tragédia Anunciada. Compositor: Rafael Christ da Silva. Intérprete: GRIT.
- Canto de Mãe Preta. Compositor: Michael César Silva dos Santos. Intérprete: Maikão Mel.
- Canto Cerrado. Compositor: André Luis Ferreira Barbosa. Intérprete: Sonido tropical.
- Dos Rios às Correntezas. Compositoras: Suzieli Martins e Cecilia Laval. Intérprete: Echo Orbit.
- Nicho. Compositor: Bruno Kohl. Intérprete: Sá Biá.
As oficinas
No dia 4 de dezembro, das 14h às 15h30, o 6º Musiurg apresenta a oficina “Diálogos e Experiências entre Som e Imagem no Portfólio de Artistas e Projetos Culturais”, ministrada pela artista visual Aruna Cruz, no Cidec-Sul.
Destinada a toda a comunidade cultural da região, a atividade abordará temas como a criação de uma unidade estética por meio do design gráfico, fotografia, figurino e cenário, a importância do trabalho coletivo e o uso de meios visuais para potencializar a divulgação em redes sociais e portfólios de artistas e músicos.
Aruna Cruz é artista visual, fotógrafa, curadora e designer, com formação em Artes Visuais – Licenciatura/UFPel. Com sua marca Registro do Ato, realiza curadoria fotográfica para compor e potencializar novas narrativas entre a imagem e a poesia. Já participou de exposições em Florianópolis/SC, Belo Horizonte/MG, Pelotas/RS, Porto Alegre/RS, Caxias do Sul/RS, e nas ruas de Buenos Aires – Argentina.
É integrante do Coletivo Pedra Redonda, assinando ensaios fotográficos, coberturas em vídeo e fotografias da cena cultural do Rio Grande do Sul, destacando nomes como Emily Borghetti, Paola Kirst, KIAI Grupo, Gilberto Oliveira, André Paz, Gilberto Monteiro e La Brasa Lunera, entre outros. Hoje, é sócia-proprietária da produtora fuzzz lab, onde realiza e executa diversos projetos e iniciativas culturais como produtora executiva, artista visual, fotógrafa, videomaker, designer e web designer.
No dia 5, também das 14h às 15h30, é a vez da oficina “Na Trilha do Fazer Arte – Um Papo Sobre Carreira e Produção Cultural”, ministrada pela produtora cultural Mari Neuwald, no Cidec-Sul.
Destinada à comunidade cultural da região, a oficina irá proporcionar um panorama sobre o mercado cultural, discutir a definição de objetivos profissionais, as habilidades essenciais para um bom profissional, a escrita de projetos culturais e a importância da economia criativa no contexto da produção cultural. Durante a atividade, os participantes serão convidados a compartilhar suas experiências e também a desenhar o “futuro” de sua trajetória profissional, com uma atividade prática de construção do caminho a seguir.
Mari Neuwald atua como produtora executiva desde 2018, participando de diversos projetos, sendo os principais: a curadoria e produção da Feira das Estações, em 2018 e 2019; em 2019, o projeto Outro Olhar, da Joner Produções; com a atriz Lara Bittencourt no projeto Partícula desde 2018, realizando projetos na Funarte, Feira do Livro FURG/Rio Grande, Verão Cultural da Prefeitura do Rio Grande e escolas públicas da zona sul do RS; no Espaço de Arte A Casa do Tambor, no projeto Tamborada e com o artista Kako Xavier, desde 2020. Participou dos premiados projetos Sbórnia em Revista, da Sbórnia Kontra’atracka, e da Nação Preta do Sul, da TV Nação Preta, ambos de Porto Alegre/RS, com o projeto Tamborada e A Casa do Tambor, no ano de 2021; Projeto Risolamento Social – Circo Itinerante, da Teatro VagaMundo, de Santa Maria/RS, em 2021.
Realizou a produção executiva do Salve Arte Festival e do projeto A Turma do Tamborito, do Música A Mil/SESC/RS, este também como direção de produção, em 2021. Realizou a produção executiva da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) em Rio Grande, em 2022. Executou os projetos O Baile da Tamborada e Projeta Mulheres – projeções nas cidades, pela Sedac/RS, em 2023. Em 2024, executou o desfile do Bloco Cultural de Carnaval Tamborada, o espetáculo “Partícula em Cena”, na Festimar, idealizou e executou o projeto Mostra Papareia em Cena, no Teatro Municipal de Rio Grande e realizou a produção de palco do RS Música Urgente, em Porto Alegre.
As inscrições para as duas oficinas são gratuitas e podem ser realizadas pelo site do Núcleo de Extensão em Música ou no dia do evento.
As rodas de conversa
No dia 4 de dezembro, às 16h, o 6º Musiurg promove a Roda de Conversa “Memórias do Festival Musiurg”, no Cidec-Sul. O objetivo da atividade é proporcionar um momento de encontro para compartilhar as memórias das antigas edições do festival, refletir sobre seu impacto na cena musical local e discutir também o presente e o futuro do evento. A roda de conversa será um espaço aberto para o público relembrar momentos marcantes e pensar nas perspectivas do festival para os próximos anos.
A atividade é gratuita e aberta a todos que já participaram ou se interessam pelo Musiurg, criando uma oportunidade de troca e fortalecimento da memória cultural do evento.
No dia 5, às 16h, será realizada a Roda de Conversa “Produção Musical e Carreira Artística”, também no Cidec-Sul. O objetivo da roda é proporcionar um espaço para o compartilhamento de experiências sobre a produção musical e a carreira artística, com foco nas particularidades da cadeia produtiva da cultura na região. Será um momento para músicos, produtores e profissionais da área trocarem experiências sobre os desafios e oportunidades no cenário musical local, além de discutirem as possibilidades de crescimento profissional e artístico na região.
A participação é gratuita e aberta a todos que desejam debater sobre a realidade da produção cultural e artística no contexto regional.
Programação
Quarta, 4:
- 14h – Oficina “Diálogos e Experiências Entre Som e Imagem no Portfólio de Artistas e Projetos Culturais”, com Aruna Cruz
- 16h – Roda de Conversa “Memórias do Festival Musiurg”
- 19h – Abertura
- 19h30 – Mostra das Músicas da Categoria Livre
- 21h15 – Show de Encerramento – Paola Kirst (voz e ukulele)
- 21h45 – Entrega das Premiações
Quinta, 5:
- 14h – Oficina “Na Trilha do Fazer Arte – Um Papo Sobre Carreira e Produção Cultural”, com Mari Neuwald
- 16h – Roda de Conversa “Produção Musical e Carreira Artística”
- 19h – Abertura
- 19h30 – Mostra das Músicas da Categoria Temática
- 21h15 – Show de Encerramento – Guilherme Curi
- 21h45 – Entrega das Premiações
→ Cartaz 6º Musiurg – Alisson Affonso
Secom FURG
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp