95% dos leitos de UTI Covid-19 estão ocupados em Rio Grande
A Prefeitura do Rio Grande, por meio da Secretaria de Saúde (SMS) informa que a atual situação da pandemia de Covid-19 em nosso município tem gerado bastante preocupação. Os dados da SMS, apontam que cerca de 95% dos leitos de UTI Covid estão ocupados no momento. Para o secretário de Saúde, Maicon Lemos, “este é o pior momento vivenciado da pandemia no município”. Por isso é importantíssimo que a comunidade se mantenha alerta e tenha especial atenção com os cuidados necessários para evitar e prevenir a transmissão do vírus, como o uso de máscaras, evitar aglomerações, higienização correta das mãos, entre outros.
65 novos casos confirmados de coronavírus nesta quinta-feira (10/12) em Rio Grande
Na Santa Casa, apenas um leito de UTI Covid está vago. Segundo Maicon, as unidades de retaguarda Covid no local já estão com 50% de ocupação e esse índice pode crescer rapidamente nas próximas horas. No Hospital Universitário da Furg, todos os leitos disponibilizados para o tratamento de Covid-19 já estão sendo utilizados para atendimento de casos confirmados ou suspeitos, inclusive a UTI Pediátrica.
Lemos também ressalta que essa situação ocorre devido a uma alta taxa de transmissão do vírus no município, na região sul e em todo o estado. “A situação está bastante delicada em Rio Grande e em todo Rio Grande do Sul. É muito importante que a população se mantenha vigilante com todos os cuidados de prevenção. É fundamental que as pessoas usem máscara e que evitem ambientes aglomerados. Quanto menor a transmissibilidade, menor as chances de internação”, afirmou.
O secretário ainda destacou que os números de casos confirmados em Rio Grande têm crescido diariamente e que os protocolos do município poderão apresentar maior rigorosidade. “Nos próximos dias, se nós não conseguirmos reduzir a velocidade de contaminação, nós teremos índices muito altos, e isso implica na necessidade do aumento dos critérios de prevenção ao Covid-19. Então pedimos que a nossa população tenha consciência neste momento difícil que vivenciamos. A união de todos é importante”, disse.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Divulgação