A 2ª Mostra de Cinema Latino-americano de Rio Grande acontecerá na segunda semana de dezembro
O evento acontecerá de forma online e terá como abertura o primeiro Cine Drive-In da Cidade
Dos dias 10 a 13 de dezembro de 2020, vai acontecer a 2ª Mostra de Cinema Latino-americano de Rio Grande. Esse ano, a mostra vai acontecer de forma online e gratuita, através do site https://www.mostraderiogrande.com.br/. O evento é idealizado pelo OfCine e pelo CineClube, que são projetos de extensão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS), Campus Rio Grande. A instituição é responsável pela realização do evento, junto da Secretaria de Município da Cultura de Rio Grande e do Serviço Social do Comércio (Sesc) de Rio Grande.
A Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande surgiu em 2019, como um desdobramento de eventos e projetos anteriores do IFRS Campus Rio Grande, como Oficina de Cinema OfCine, a Mostra de Cinema OfCine e o Cinemário – Seminário de Cinema. A mostra surge com o interesse de valorizar o audiovisual latino-americano e tem o objetivo de divulgar e discutir as produções contemporâneas, por meio da exibição de filmes e curta metragens, através do intercâmbio com artistas, pesquisadores e realizadores da região.
Para que a edição de 2020 pudesse acontecer, muitas adaptações precisaram ser feitas em função do isolamento social, causado pela pandemia de COVID-19. Este ano, rastreando intersecções entre as produções cinematográficas latino-americanas recentes, o evento monta sua programação a partir de problematizações contemporâneas apontando caminhos para a sociedade que queremos construir. Seguindo um formato híbrido, com programação virtual – nos dias 10, 11, 12 e 13 de dezembro – contando ainda com um Cine Drive-In no dia 9 de dezembro, marcando a abertura do evento.
Cine Drive-in
No dia 9 de dezembro vai ocorrer o evento de abertura da mostra, no Centro de Eventos de Rio Grande, com a exibição do filme Arábia, dos diretores Affonso Uchôa e João Dumans. Arábia é uma produção brasileira, lançada em 2017, com classificação indicativa de 16 anos e conta a história de André, protagonizado por Murilo Caliari, um jovem morador de um bairro industrial de Ouro Preto, que encontra o diário de um operário metalúrgico que sofreu um acidente. Esse operário é Cristiano, interpretado por Aristides de Sousa, e através de suas memórias, André entra em contato com sua comovente trajetória de vida. O filme ganhou diversos prêmios em festivais brasileiros e estrangeiros, como Melhor Filme, Ator, Trilha, Montagem e Crítica no 50º Festival de Brasília e Melhor Filme no 4º Festival La Casa Cine Fest, do Equador.
Para participar do evento foi necessário se inscrever através do site da mostra. O formulário de inscrição foi disponibilizado no dia 28 de novembro, com vagas limitadas, que se esgotaram no dia seguinte. O evento seguirá os protocolos de saúde de prevenção contra o COVID-19, toda a equipe organizadora estará usando máscaras, assim como o público, caso precisarem utilizar os banheiros, que serão higienizados a cada uso.
Programação
A 2ª Mostra de Cinema Latino-Americano de Rio Grande, vai ser dividida em uma mostra principal, mostras paralelas e lives de debates com os realizadores das produções. Para ter acesso tanto a mostra principal, quanto a mostra paralela, será preciso realizar uma inscrição pelo site.
A mostra principal vai ser dividida em três blocos diferentes, cada bloco terá a sua própria seleção, com quatro filmes cada um, totalizando 12 filmes. Os filmes ficarão disponíveis para serem assistidos durante 24 horas. Segue abaixo a programação da mostra principal, dividida pelos dias e blocos, e as lives com os realizadores:
The gallery was not found!No último dia da mostra, 13/12, vai haver também um show de encerramento, em formato online, através do Youtube, da cantora CASSI3, às 21h30min.
Assessoria de Comunicação Mostra de Cinema Latino-americano de Rio Grande
Foto: Divulgação