A partir de quinta-feira (22) Secretaria da Fazenda irá negociar dívidas do IPTU pelo Whatsapp
Pensando em qualificar o atendimento e aproximar a população com a gestão pública, a Secretaria da Fazendo está lançando um novo serviço de atendimento ao público. A partir de desta quinta-feira (25) a Secretaria passará a realizar atendimentos por meio do Whatsapp, pelo número 53 991137659. O canal será disponibilizado para a negociação a respeito do IPTU, visando atender, principalmente, contribuintes que estão com pagamentos atrasados.
Segundo o Secretário da Fazenda, Roque Werlang, o objetivo principal é propiciar a população plataformas mais amigáveis para ampliar a possibilidade de comunicação, principalmente pelas redes sociais, de forma que seja possível oferecer um diálogo de maneira mais rápida. “Hoje as pessoas se sentem mais a vontade pra fazer uma pergunta no Whats APP do que para fazer uma ligação para tirar uma dúvida”, destaca.
Por meio do canal, a população rio-grandina poderá entrar em contato com a Secretaria da Fazenda para realizar a negociação de débitos referentes ao IPTU dos seus imóveis. O atendimento através do aplicativo será executado por servidores da Secretaria da Fazenda. Segundo informações do secretário Roque Werlang, neste primeiro momento será disponibilizado um número para os atendimentos, mas, posteriormente, se for confirmada um aumento na demanda, outros números também poderão ser concedidos para a função.
Por meio do aplicativo, será possível solicitar boletos com os valores atualizados das dívidas, e os atendentes poderão enviar os documentos com as cobranças pelo próprio aplicativo ou por e-mail. Também poderá ser agendado um horário para que o interessado possa retirar o documento na sede da secretaria da fazenda, localizada na Rua Mal. Floriano Peixoto, 201, no Centro de Rio Grande.
O canal foi pensado para negociações do IPTU, mas atendimentos a respeito de outras taxas municipais também poderão ser realizados através do aplicativo, como taxas ambientais, de recolhimento do lixo, entre outras. É importante também ressaltar que o serviço não servirá apenas para a emissão de boletos com os valores devidos, mas também para consultas relacionadas a cobranças pendentes, além de informações relativas a situação do IPTU dos imóveis.
Ainda conforme Roque Werlang, a secretaria está se propondo a elaborar novas maneiras que facilitem a relação do público com o serviço prestado pelo setor. “Buscamos criar soluções menos burocráticas em relação às necessidades do contribuinte, que sejam amais acessíveis. Então estamos trabalhando com ferramentas que estejam nessa linha”, concluiu o secretário.
Assessoria de Comunicação / PMRG
Foto: Divulgação