Aapecan Rio Grande comemora páscoa no sítio Nova Luz
Em Rio Grande o coelhinho não trouxe chocolate, mas o presente foi tão agradável quanto. Para celebrar a páscoa os usuários da Aapecan voltaram a um lugar onde a instituição sempre é bem recebida, o Sítio Nova Luz. Neste local de boas lembranças os acolhidos pela Associação, foram recepcionados com um delicioso café, e desfrutaram de momentos agradáveis.
Os usuários aproveitaram a tarde ensolarada apreciando a bela paisagem. Embaixo da sombra de uma enorme e linda figueira, foram realizadas brincadeiras, distribuição de chocolates, e o sorteio de um ovo de colher, logo em seguida o lanche, tudo preparado pela equipe da Aapecan. Antes o pessoal passeou pelo sítio, conferindo os patos no lago, vendo de perto perus e outros animais ali criados.
Os proprietários Élvio da Silva Souza e Marcia Oliveira, estão sempre de braços abertos para receber a Associação. “Para nós é um prazer receber a Aapecan, o Élvio não é muito de comemorar datas, mas sempre diz que o Natal, que por duas vezes foi festejado aqui, para ele só é completo quando a Aapecan vem visitar o sítio.”, contou Marcia, lembrando que nos anos de pandemia, quando a instituição não pode visitar o local, foram bem difíceis para o companheiro.
Aos 52 anos, Marcia que foi usuária da Aapecan, e hoje mesmo curada de um Câncer de Reto, segue participando das ações e dos grupos oferecidos pela Associação, destaca a importância desta ação para quem está passando pelo tratamento oncológico. “É muito bom esses encontros, pois a gente sai, interage, nos faz muito bem”, conta Marcia, que conheceu Élvio, justamente em um passeio de Natal da Aapecan no sítio Nova Luz.
Aapecan é grata ao seu Élvio e dona Marcia, sempre receptivos, obrigado também a empresa Transpessoal pelo apoio no transporte dos usuários.
Sobre a Aapecan
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que atende há 17 anos (março de 2005) no Rio Grande do Sul de forma gratuita pessoas em situação de vulnerabilidade social diagnosticadas com Câncer. Desde a inauguração da primeira Unidade, em Caxias do Sul, outras 13 já foram abertas no Estado – 11 delas com Casas de Apoio – nas quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para usuários de outros municípios que precisam se submeter a tratamento oncológico, quatro refeições diárias acompanhadas por nutricionista e, na maioria delas, deslocamento a centros médicos. Nesses 17 anos a Aapecan já atendeu mais de 23 mil pessoas que necessitam de amparo social durante o tratamento contra o Câncer e seus familiares/acompanhantes/responsáveis.
Unidade Rio Grande
A Unidade Rio Grande foi inaugurada em 2009. A Casa de Apoio tem capacidade para abrigar até 10 pessoas entre usuário e acompanhante. Abrange além de Rio Grande, os Municípios de Santa Vitória, Chuí, São José do Norte, Tavares, Mostardas e Palmares do Sul. A Unidade oferece atendimento como Serviço social, psicológico, grupos de apoio e assessoria jurídica. Benefícios como fraldas geriátricas, kits, dietas e suplementos alimentares, entre outros, são garantidos mediante avaliação da equipe do Serviço Social, e atividades como oficinas de artesanato, canto, sessões de Reiki, fisioterapia, orientação nutricional e grupos de convivência.
Assessoria de Comunicação Aapecan Metade Sul
Foto: Divulgação