Aapecan Rio Grande completa mil cadastros
A Unidade Rio Grande da Aapecan chegou ao expressivo número de mil cadastros. Curiosamente, esse cadastro tão significativo, vem acompanhado de uma história bem interessante. Seu Antônio Odilo Arraes, 61 anos, de São José do Norte, é o dono da ficha de número 1000. Ao todo 329 cadastros estão ativos, ou seja, recebendo algum benefício da Associação.
Apesar de viver há 44 anos no Município vizinho de Rio Grande, seu Odilo é natural do Piauí, e veio para o sul do Rio Grande do Sul para trabalhar no porto, então fixou residência em São José do Norte. Viúvo, o usuário “camisa” 1000 da Unidade Rio Grande, conta com apoio dos amigos e agora da Aapecan, para dar início ao tratamento para combater um Câncer no esôfago.
Na Associação, seu Odilo vai usufruir do benefício do translado, da balsa para o centro oncológico, e também as refeições nos dias de tratamento, além de ter à disposição todos os demais suportes que a instituição oferece. Ele chegou na Aapecan através da Secretaria de Saúde de São José Norte. Com semblante tranquilo, o piauiense se mostra bem confiante para realizar os procedimentos.
Sobre a Aapecan
A Associação de Apoio a Pessoas com Câncer (Aapecan) é uma Organização da Sociedade Civil (OSC) sem fins lucrativos que atende há 17 anos (março de 2005) no Rio Grande do Sul de forma gratuita pessoas em situação de vulnerabilidade social diagnosticadas com Câncer. Desde a inauguração da primeira Unidade, em Caxias do Sul, outras 13 já foram abertas no Estado – 11 delas com Casas de Apoio – nas quais são oferecidas, além de hospedagem com direito a acompanhante para usuários de outros municípios que precisam se submeter a tratamento oncológico, quatro refeições diárias acompanhadas por nutricionista e, na maioria delas, deslocamento a centros médicos. Nesses 17 anos a Aapecan já atendeu mais de 23 mil pessoas que necessitam de amparo social durante o tratamento contra o Câncer e seus familiares/acompanhantes/responsáveis.
Unidade Rio Grande
A Unidade Rio Grande foi inaugurada em 2009. A Casa de Apoio tem capacidade para abrigar até 10 pessoas entre usuário e acompanhante. Abrange além de Rio Grande, os Municípios de Santa Vitória, Chuí, São José do Norte, Tavares, Mostardas e Palmares do Sul. A Unidade oferece atendimento como Serviço social, psicológico, grupos de apoio e assessoria jurídica. Benefícios como fraldas geriátricas, kits, dietas e suplementos alimentares, entre outros, são garantidos mediante avaliação da equipe do Serviço Social, e atividades como oficinas de artesanato, canto, sessões de Reiki, fisioterapia, orientação nutricional e grupos de convivência.
Assessoria de Comunicação Aapecan Metade Sul
Foto: Aapecan Metade Sul