Abertas as inscrições para processos seletivos específicos da FURG
Ao todo são ofertadas 60 vagas divididas entre os quatro editais
Está aberto até o dia 11 de setembro o período de inscrições para os processos seletivos específicos na FURG. Ao todo são 60 vagas, divididas em quatro editais para públicos específicos: indígenas, quilombolas, pessoas trans e educação no campo. A iniciativa integra o Programa de Ações Afirmativas da universidade e é coordenado pela Comissão Permanente do Processo Seletivo (Coperse), da Pró-reitoria de Graduação (Prograd).
Vagas para Indígenas e Quilombolas
Com dez vagas cada edital, o processo seletivo destina-se, exclusivamente, a candidatos aldeados pertencentes a comunidades indígenas no território nacional; e candidatos remanescentes de comunidades quilombolas no território nacional. É necessário, para participar do certame, que o interessado tenha concluído – ou irá concluir até a data da solicitação da matrícula – o Ensino Médio (ou equivalente), e que tenha conduzido seus estudos integralmente em escolas públicas ou, caso tenha estudado em escola particular, que comprovem o recebimento de bolsa integral.
Legalmente considera-se indígena aldeado todo indivíduo pertencente a um grupo étnico cujas características culturais o distinguem da sociedade nacional, cuja caracterização é atestada mediante autodeclaração e confirmação das lideranças da comunidade inscrita junto à FUNAI. No que tange o conceito legal de remanescentes quilombolas, estão compreendidos os grupos étnicos-raciais, cuja caracterização é atestada mediante autodeclaração e confirmação das lideranças da comunidade inscrita no cadastro geral junto à Fundação Palmares.
As inscrições para os processos devem ser feitas diretamente no site da Coperse. Interessados em inscrever-se no processo seletivo específico para estudantes indígenas, podem acessar o site clicando aqui; interessados em realizar inscrição para o processo seletivo específico para estudantes quilombolas, podem acessar clicando aqui.
Para mais informações sobre envio de documentos, locais de provas e outros detalhes sobre o processo, acesse os editais na íntegra no site da Coperse.
Vagas para pessoas trans
Destinado exclusivamente para a candidatos transgêneros (compreendidas as mulheres trans, as travestis e os homens trans), este processo seletivo específico segue o mesmo regramento do supracitado. Ao todo são disponibilizadas dez vagas, todas em Rio Grande. Para realizar a inscrição, acesse a página do processo clicando aqui.
Para mais detalhes sobre os cursos disponíveis, o local de prova, os documentos necessários para inscrição e demais informações sobre o processo, acesse os editais na íntegra no site da Coperse.
Vagas para Educação no Campo
Com a oferta geral de 30 vagas, o curso de Licenciatura em Educação no Campo – ênfase em Ciências da Natureza e Ciências Agrárias é ofertado junto a campus de São Lourenço do Sul (FURG-SLS), e visa a formação de educadores para atuar na Educação Básica, especificamente nos anos finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em escolas do campo. Além disso, o curso também se propõe a formar educadores atuantes na Gestão de Processos Educativos Escolares e na Gestão de Processos Educativos junto às comunidades.
Dessas 30 vagas, 14 são destinadas à modalidade de Ampla Concorrência; 15 serão destinadas, exclusivamente, para candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, observadas as modalidades de concorrência, em cumprimento à Lei N° 12.711/2012 e à Lei Nº 13.409/2016; e uma vaga será destinada para candidatos com deficiência, que corresponde ao percentual de 5% do total ofertado na modalidade de ampla concorrência, em cumprimento à Resolução Nº 20/2013 do Conselho Universitário (Consun).
Candidatos interessados devem realizar suas inscrições clicando aqui. Para mais detalhes sobre os cursos disponíveis, o local de prova, os documentos necessários para inscrição e demais informações sobre o processo, acesse os editais na íntegra no site da Coperse.
Secom FURG
Foto: Thuanny Cappellari