Abertura da exposição “Ditadura, opressão e tortura” acontece no dia 30 de Agosto
A Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria da Cultura (SeCult) e do Centro Municipal de Cultura, convida a população para prestigiar a abertura da exposição coletiva “Ditadura, opressão e tortura: o poder dos fracos”, que acontecerá dia 30 de agosto, às 19h, no Camarim Arte&Cultura, na Rua Itaqui, 341, no Balneário Cassino. A exposição ficará aberta à visitação até o dia 5 de outubro, nos horário de funcionamento da casa.
A mostra terá trabalhos de 14 artistas de diversas cidades, com diferentes técnicas, como desenho, pintura e gravura, todos com o tema da ditadura e a atual política brasileira como eixo central da criação. Santiago, Edgar Vasques, Leandro Hals, Canini, Alice Porto, Carlos Latuff, Kayser, Vera Rotta, Alexandre Lettnin e Eugênio Neves são os artistas que enviaram seus trabalhos e participarão da exposição. Do Município de Rio Grande, a exposição conta com trabalhos de Jarbas Macedo, Lidiane Dutra, Carlos Medeiros e Xênia Veloso.
Na abertura da exposição haverá a apresentação da performance “La Loba – Uma homenagem a Elisa Calvete”, trazendo textos de Eduardo Galeano, com direção de Conrado Wesley e atuação de Cauã Kubaski, Lara Bittencourt, Melissa Velasques, Carolina Tavares e Jéssica Cardoso.
Segundo a Secretaria da Cultura, o último espetáculo dirigido por Elisa Calvete já demonstrava a preocupação do cerceamento da liberdade e da perseguição política através dos textos de Galeano. O objetivo da exposição é trazer provocações por meio da arte, caracterizada como cumpridora do papel de expressar as contradições do seu tempo.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Divulgação