Abertura da safra do camarão ocorreu na localidade do Pesqueiro
Um ato na localidade do Pesqueiro, interior do município do Rio Grande, reuniu gestores públicos e a comunidade para a abertura da safra do camarão, que ocorreu às 0h desta sexta-feira e foi destacada simbolicamente nesta manhã. Na oportunidade, o prefeito Alexandre Lindenmeyer e o secretário de Município da Pesca, Cláudio Costa, dentre outros agentes de governo, aproveitaram a oportunidade para a inauguração de um novo trapiche e visitar uma agroindustria local, coordenada pelo pescador Paulo Mendes. O proprietário cedeu o espaço físico para a realização da agenda, que encerrou com um coquetel de salgados de camarão.
Na sua fala, o secretário Cláudio Costa destacou a importância da data, em especial, com a entrega de um equipamento fundamental para a comunidade pesqueira. “Apesar de toda a dificuldade de recursos, conseguimos entregar esse trapiche, que era um compromisso do prefeito Alexandre com a comunidade. Por conta das chuvas, há a preocupação de não termos a safra que a gente espera, no entanto, temos esperança que o clima ajude e isso possa melhorar”, destacou. Segundo ele, cerca de três mil famílias rio-grandinas vivem da pesca do crustáceo.
O prefeito Alexandre agradeceu a oportunidade de compartilhar esse momento com a comunidade do Pesqueiro.”Esperamos que as adversidades climáticas sejam superadas e que possamos ter uma boa safra.Enquanto prefeitura, seguiremos atuantes, fazendo a nossa parte, para o fortalecimento do setor”, disse. O vereador Vavá representou a Câmara Municipal do Rio Grande, que também contou com a presença de Luciano Gonçalves, Chefe de Gabinete do vereador André Lemes. Ambos colocaram o legislativo à disposição para a defesa coletiva desta pauta.
Representando o Legislativo estadual, o deputado Zé Nunes também registrou presença no ato, onde destacou os trabalhos da Frente Parlamentar em Defesa do Setor Pesqueiro na Assembleia Legislativa. Ivan Vasconcelos, presidente da Federação dos Sindicatos da Pesca do Rio Grande do Sul e Nilton Machado, presidente da Colônia de Pescadores Z1 também estiveram presentes.
Trapiche
O novo trapiche irá beneficiar a comunidade local, algo em torno de 50 famílias, que tiram das águas o seu sustento. O equipamento auxiliará os pescadores e pescadoras no embarque e desembarque do pescado, em especial, neste período de safra. Possui 130 metros e compõe a paisagem do estuário da Lagoa dos Patos. O investimento é de 43 mil reais, com recursos próprios da Secretaria de Município da Pesca.
Assessoria de Comunicação PMRG
Foto: Marcos Jatahy