Abertura oficial do Março Lilás acontece na próxima quinta-feira (7) no Salão Nobre da Prefeitura
A cerimônia que oficializa a abertura da programação do “Março Lilás 2019: Igualdade de Direitos não tem Trégua” será realizada na próxima quinta-feira, 7, às 14h, no Salão Nobre Deputado Carlos Santos, na Prefeitura do Rio Grande. O ato, organizado pela Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres e Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola (GESE/FURG), é aberto ao público e reunirá no local membros da sociedade civil organizada, autoridades e população em geral.
O abertura deste ano contará com a encenação da peça teatral “Mulheres”, da Escola Municipal João de Oliveira, sob coordenação da professora Marisa Barreto. A seguir será promovida uma roda de conversa, com a Patrulha Maria da Penha da Brigada Militar de Rio Grande.
A programação geral do mês estará disponível ao público na próxima semana. Do calendário deste ano, podem-se esperar ações que envolvem temas como o parto humanizado, mulher e poesia, mulher e a pesca, mulher e a agricultura, apresentações teatrais e mostras itinerantes sobre violência de gênero, além de palestras e rodas de conversas sobre violência contra a mulher, com a participação da Patrulha Maria da Penha. “Queremos ocupar o Março de maneira bem plural, com ações das mais diversas e aproveitar as estruturas existentes, espalhadas pela cidade, para fazer isso”, ressalta a coordenadora de Políticas Públicas para Mulheres, Maria de Lourdes Lose.
Mantendo o princípio de descentralizar as ações do mês e levar o Março até o público que dele mais necessita, rodas de conversas especiais serão promovidas com mulheres das localidades da Querência, Profilurb, com moradoras dos residenciais BGV I e II e com as futuras moradoras do empreendimento Junção.
No dia 8 de Março a programação geral acontecerá na rua e se unirá aos demais movimentos sociais que estão se organizando a nível nacional para realizar intervenções na data.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Foto: Joanna Vaz