Ação “Fresta Conversa” promove debate e exibição de curta-metragens
Atividade integra agenda cultural da DAC
A partir de 17 de junho, todas as quartas-feiras a página da Diretoria de Arte e Cultura (DAC) no Facebook receberá a atividade “Fresta Conversa”. A ação, que integra a agenda cultural da DAC, é organizada como uma série de conversas ao vivo com artistas, produtores e realizadores do campo do cinema, do vídeo e da arte contemporânea.
Nesta quarta-feira, às 19h, acontece a exibição dos curtas “Amasso”, de Amanda Abreu, e “Grito”, de Luiz Alberto Cassol, com a participação dele e de Dirnei Prates e Munir Klamt, participantes da comissão de seleção da Fresta 2019. A mediação será realizada por Marcelo Gobatto e Giulia Castelani.
Luiz Cassol é diretor cinematográfico, cineclubista e diretor publicitário. Diretor das produtoras Filmes de Junho e Accorde Filmes, atualmente é vice-presidente da Fundacine – Fundação Cinema RS. Na produção autoral, dirigiu os longas “Câncer – Sem Medo da Palavra”, “Janeiro 27” (codirigido com Paulo Nascimento), “Todos” (codirigido com Marilaine Castro da Costa) e “Golpe” (codirigido com Guilherme Castro). Também dirigiu os curtas ficcionais “Fome de Quê?”, “Anônimos”, “Nem Isso” e “Grito” e os curtas documentais “Super-70”, “Faltam Cinco Minutos”, “Tabaré Inácio” e “Alexandra”. É codiretor das series “Chuteira Preta” (em exibição no Prime Box Brasil e Amazon Prime) e “Animal” (Globopay) (dirigidas por Paulo Nascimento). É diretor da serie “Crítica”, a ser lançada em setembro 2020, no canal Prime Box Brasil.
O artista visual Dirnei Prates, desde 2007, utiliza apropriações em seus trabalhos em vídeo e fotografia, procurando nestas imagens, absorvidas quase sempre do seu entorno imediato, alguns padrões que evidenciem suas contradições e interpretações pessoais.
Munir Klamt possui graduação em Artes Visuais pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1992), e especialização em Economia da Cultura pela UFRGS (2007), é mestre e doutor em Poéticas Visuais pelo Programa de Pós-Graduação do Instituto de Artes da UFRGS, e recebeu Menção Honrosa no Prêmio Capes de Teses em 2017. Realizou pós-doutorado na UnB em 2019. Desde 2003 assina seus trabalhos como Ío, um pseudônimo também usado em parceria com Laura Cattani. Sua produção plástica e visual abarca diversos meios, contextos e plataformas, tais como vídeos, instalações, desenho, performance ou fotografia
Ao longo das atividades, os encontros virtuais dialogarão sobre o circuito de exibição e difusão do cinema/vídeo experimental e os processos de produção e criação de cada obra.
Fresta – Mostra Audiovisual
A Fresta – Mostra Audiovisual é um projeto de extensão e cultura dos cursos de Artes Visuais do Instituto de Letras e Artes (ILA) da FURG, realizado desde 2016. O eixo da mostra é o filme experimental e busca dar oportunidade para estudantes, artistas e realizadores compartilharem suas obras, conceitos, sensações, imagens e sons. Ao longo das quatro edições, a Fresta recebeu obras de todas as regiões e estados do Brasil: curtas, vídeos experimentais, videoperformances, animações, gif_art, paisagem sonora, dentre outros. A mostra é apresentada em exposições, instalações, intervenções e exibição em sala.
A equipe do projeto é formada por Ana Maio e Marcelo Gobatto (coordenadores), Giulia Castelani, Guilherme Mello e Isabela Toledo (Oficina de Vídeo).
Assessoria de Comunicação Social da FURG
Foto: Divulgação FURG