Ações alertam para a importância do aleitamento materno
Agosto Dourado promove o incentivo a amamentação
O Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande, vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, através do Banco de Leite Humano (BLH) e Hospital Amigo da Criança, está desenvolvendo durante este mês, conhecido como “Agosto Dourado”, ações de conscientização sobre a importância da amamentação para as crianças e também para as mães.
No Hospital, a programação incluiu o “Café com as Mamães”, que ocorre durante todas as quartas-feiras de agosto, das 15h30min às 17h, no 3º andar da Área Hospitalar. De forma descontraída, as trabalhadoras do BLH, tiram dúvidas sobre a amamentação e passam orientações para as gestantes e lactantes. Já para os profissionais da área da Saúde e da Prefeitura Municipal do Rio Grande, será realizado no dia 14 de agosto, das 8h às 12h, na sala do e-Saúde no HU-FURG, Capacitação em Aleitamento Materno, visando dotar os profissionais de informações para auxiliar e incentivar a amamentação.
A programação ainda inclui atividades externas como a “Roda de Conversa com Gestantes e Lactantes”, que acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde da Família dos bairros Castelo Branco (16/08) e Profilurb I (27/08) e no Centro de Atenção Integrada à Criança e ao Adolescente (CAIC-FURG) (21/08), das 14h às 16h. Além disso, será realizado um “Mamaço”, no dia 25 de agosto, das 15h às 17h, no Praça Rio Grande Shopping, onde as mães irão amamentar seus filhos em um ato simbólico, visando sensibilizar a sociedade para a importância do aleitamento materno. As mães que participarem ganharão uma foto com seu bebê. As crianças até 8 anos também terão programação garantida com a Hora do Conto na Livraria Vanguarda do Centro. Com o tema “A importância da Amamentação para os Mamíferos”, a atividade acontecerá no dia 23 de agosto, às 15h30min. Também na Livraria Vanguarda, no dia 17 de agosto, às 15h30min, acontecerá a Hora do Conto “Amamentação Vale Ouro!”, destinadas às gestantes, lactantes e acompanhantes/parceiros.
Amamentação
O leite humano é o único alimento capaz de oferecer todos os nutrientes na quantidade exata de que a criança precisa. Ele garante o melhor crescimento e desenvolvimento do bebê, não existin-do outro alimento capaz de substituí-lo. Seus nutrientes asseguram uma boa nutrição para a cri-ança durante os 2 primeiros anos de vida, devendo ser o alimento exclusivo até os seis meses de idade. Por ter grande ação imunológica, protege a criança de infecções respiratórias, diarreia, alergias e outras doenças. A longo prazo, o leite materno está associado ao menor risco de desen-volvimento de doenças como colesterol alto, diabetes, hipertensão e obesidade. Além disso, pes-quisas comprovam que o aleitamento materno é capaz de reduzir em 13% o número de mortali-dade infantil dentro dos 5 primeiros anos de vida da criança. Mas os benefícios não são só para o bebê, a mãe também é favorecida com uma recuperação mais rápida do útero, diminuindo o ris-co de hemorragia e anemia após o parto. Ajuda também na redução do peso e minimiza o risco de desenvolver câncer de mama e de ovário.
Importância da Doação
Mesmo sabendo a importância, há mães que têm dificuldades ou não conseguem amamentar seus filhos devido a razões diversas. Por isso, foram criados os Bancos de Leite Humano (BLH), uma rede especializada em apoiar, proteger e promover o aleitamento materno. O BLH do HU-FURG é o único do sul do Rio Grande do Sul, iniciou suas atividades em 2002, impulsionado pela Comissão do Hospital Amigo da Criança e pelas Amigas do HU, sendo implementado em 2007.
Sobre a Ebserh
Desde julho de 2015, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-FURG) faz parte da Rede Ebserh. Estatal vinculada ao Ministério da Educação, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) atua na gestão de hospitais universitários federais. O objetivo é, em parceria com as universidades, aperfeiçoar os serviços de atendimento à população, por meio do SUS, e promover o ensino e a pesquisa nas unidades filiadas.
A empresa, criada em dezembro de 2011, administra atualmente 40 hospitais e é responsável pela gestão do Programa Nacional de Reestruturação dos Hospitais Universitários Federais (Rehuf), que contempla ações em todas as unidades existentes no país, incluindo as não filiadas à Ebserh.
Assessoria de Comunicação Social HU-FURG/Ebserh