Ações em Saúde visam diminuir casos de contaminação por HIV em Rio Grande
Durante todo o ano, a Secretaria da Saúde do Rio Grande tem desenvolvido ações de orientação e prevenção contra o avanço das infecções sexualmente transmissíveis (IST) no município, entre elas a do vírus HIV, causador da AIDS. No mês Campanha Nacional de Prevenção ao HIV/Aids e outras ISTs, conhecido como Dezembro Vermelho, a Secretaria programou para este sábado (4), uma atividade no Praça Shopping Rio Grande. Palestras em escolas, empresas e orientações durante eventos públicos estão inseridas na programação de atividades da Secretaria para este mês.
No Praça Shopping, neste sábado, das 16h às 20h, a Secretaria vai ofertar a testagem rápida para HIV, repassará orientações sobre ISTs, oferecerá avaliação física e nutricional, verificação de pressão e glicemia. Na ação serão distribuídos preservativos e dadas orientações sobre como se prevenir de várias doenças e onde procurar atendimento na rede pública municipal.
Entre outras ações nessa área, a Secretaria marcou a data que lembra o Dia Mundial de Luta contra a Aids, em 1º de dezembro, com atividades em todas as unidades de Saúde. Equipes nos postos foram mobilizadas, também, para realizar a testagem rápida para HIV. Somente com testagem rápida para HIV, os postos de Saúde realizaram, até novembro deste ano, 5.378 testes. Nestes locais foram feitos, ainda, 5.354 testes para Sífilis, 4.593 para Hepatite B e 3.830 para Hepatite C. Outro dado acrescentado às estatísticas refere-se aos exames para HIV realizados por laboratórios públicos da rede municipal, entre janeiro a novembro desse ano. São mais 4.090 exames.
Para a Secretaria da Saúde, o 1º de dezembro representa uma oportunidade para apoiar as pessoas envolvidas na luta contra o vírus HIV e reduzir o preconceito frente a infecção, bem como, melhorar a compreensão sobre esse vírus como um problema de saúde pública global pois, apesar da maior parte da população ter conhecimento sobre a forma de transmissão, a desinformação ainda gera a discriminação contra os portadores da doença.
Palestras
Além de manter os postos de Saúde com as portas abertas para orientar e atuar de forma preventiva contra as ISTs, a Secretaria tem desenvolvido diversas palestras em escolas, empresas e em diversos eventos públicos na cidade. Uma das empresas que recebeu a equipe do Programa IST da Secretaria foi a Fertilizantes Heringer, onde 40 testes rápidos foram realizados, dia 30 de novembro. No mesmo mês, houve palestras nas empresas Termasa, Timac e nas escolas Manoel Mano e Mascarenhas de Moraes e nos eventos da Rádio Oceano, na Expofeira e na 8ª Curimba – Ferroviários.
Para a próxima semana, o Programa IST vai palestrar e oferecerá testagens na empresa Piratini Fertilizantes e deve voltar à empresa OGMO, localizada na área portuária, onde a equipe esteve nesta sexta-feira (3).
Ranking
A secretária da Saúde Zelionara Branco comentou sobre os dados do Boletim Epidemiológico HIV/AIDS 2022, com informações de 2021, divulgados na quarta-feira (1º) pela Secretaria de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, em que Rio Grande aparece na terceira posição entre os municípios com mais de 100 mil habitantes em casos de contaminação pelo vírus HIV. Zelionara afirma que o município estava em quarto e que este é um ranking negativo que ninguém quer estar nessas posições, muito menos ocupar o primeiro lugar.
“Estamos fazendo uma série de ações, entre a ampliação das testagens, melhorar a adesão a diagnósticos e tratamentos. A prevenção por meio da testagem, do uso de preservativos e o comportamento sexual protegido também têm sido reforçados com orientações em todas as ações, palestras e, principalmente, nas unidades de Saúde”, cita a secretária. De acordo com ela, o fato de Rio Grande ser uma cidade portuária motiva a Secretaria para intensificar ações de enfrentamento às infecções e doenças sexualmente transmissíveis.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação