NotíciasRio Grande

Acordo firmado pelo Governo do RS e pela Caixa permitirá a retomada da construção de moradias populares em Rio Grande

No RS cerca de 3950 unidades habitacionais serão beneficiadas por este repasse orçamentário

O Governo do RS anunciou o repasse de R$6,7 mi para a finalização da construção de moradias populares executadas por cooperativas de construção dentro do Programa Federal de Habitação Minha Casa Minha Vida Entidades. Tais obras estão paralisadas ou em ritmo lento devido a interrupção do repasse de verbas advindo de programas federais de incentivo.

O acordo assinado no dia 14/04 entre Governo do RS e a Caixa Econômica Federal permitiu a liberação de um aditivo orçamentário que será aplicado integralmente na finalização destas obras. No RS cerca de 3950 unidades habitacionais serão beneficiadas por este repasse orçamentário.

A Prefeitura Municipal do Rio Grande foi representada no ato pelo Superintendente de Regularização Fundiária e Habitação, Leonardo Bozzetti que cumpria agenda na capital gaúcha. Nos próximos dias o Prefeito Fábio Branco e o Superintendente terão uma série de reuniões com autoridades e representantes de instituições de ensino tendo como pauta a regularização fundiária e futuros projetos de habitação no município. Uma destas reuniões será com o Secretário de Habitação e Regularização Fundiária do RS, Fabrício Peruchin, para firmar novos acordos de cooperação entre a Prefeitura Municipal e o Governo do RS dentro do Programa Avançar.

Segundo o Superintendente, o recurso proveniente do aditivo orçamentário será liberado pelo Governo do Estado nos primeiros dias do mês de maio para que as cooperativas possam retornar às obras o mais brevemente possível. Algumas das obras beneficiadas, como o empreendimento Junção Vertical, tem perspectiva de entrega de unidades ainda para o ano de 2023. “O município foi parceiro do Governo do Estado neste processo e está fiscalizando para que as obras sejam entregues o mais logo possível”, afirmou Bozzetti.

Rio Grande é a cidade gaúcha com o maior número de unidades habitacionais inacabadas e que terão continuidade a partir deste aditivo orçamentário. No total 1434 unidades habitacionais terão suas obras retomadas, dentre elas obras que estão em estágio avançado como o conjunto habitacional de apartamentos localizado na Vila Junção.

O repasse atenderá obras localizadas em 7 cidades gaúchas. Na zona sul do estado também serão contempladas obras na cidade de Pelotas.

Empreendimentos beneficiados na cidade do Rio Grande

  • Cooperativa de Trabalho e Habitação Nosso Lar Ltda. – Empreendimento Cooperlar
    Cooperativa de Trabalho, Habitação e Consumo (Cootrahab) – Empreendimento Cidade de Agueda I, Cidade de Agueda II e Cootrahab I e Cootrabab II
  • Cooperativa Perfil de Trabalhadores – Empreendimento Cond. Uniperfil
  • Cooperativa de Produção Trabalho e Habitação Ltda. (Coopernova) – Empreendimento Cond. Coopernova
  • Cooperativa Habitacional e de Produção Agro – Cond. Cooparroio

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.