Agentes de trânsito recebem três novas viaturas para atuação em Rio Grande
A Prefeitura do Rio Grande realizou nesta terça-feira (9), em frente a Prefeitura, a entrega de três viaturas 0km para o setor de Trânsito da Secretaria de Mobilidade, Acessibilidade e Segurança (SMMAS). A entrega marca uma novidade no atual modelo de gestão dos veículos, uma vez que as novas viaturas foram viabilizadas por meio de um contrato de aluguel, formato avaliado como mais vantajoso para os cofres municipais. O ato contou com a presença do Prefeito Fábio Branco, vereadores, equipe de secretários, agentes de trânsito e guardas municipais.
A definição do modelo de aluguel para a renovação da frota, já praticado em outras cidades, foi baseado em um estudo produzido pela FURG, que demonstrou que o novo formato traz menor custo para o município, já que não necessita do investimento para a compra e evita gastos com manutenção.
Conforme explicou o secretário da SMMAS, Anderson Castro, a intenção é renovar a frota e oportunizar aos agentes de trânsito melhores condições de trabalho. Além de diminuir o custo com manutenção e a necessidade de investimento em novas viaturas, o aluguel dos carros também permite que a equipe tenha sempre veículos novos e em boas condições para o serviço.
“Isso é algo que a gente vem buscando desde o início do governo, melhorando a sede, viaturas e equipamentos. Pelo contrato, os veículos devem ser trocados a cada oito meses, então os agentes terão sempre um equipamento de melhor qualidade, 0km e que custa menos para o erário. O governo tem feito seu papel, buscando soluções diferentes com o que temos de recurso na mão. É a primeira vez que o trânsito vai ter viaturas locadas, de melhor qualidade”, comenta.
A iniciativa também foi mencionada pelo Prefeito Fábio Branco, que destacou o trabalho de qualificação da secretaria no serviço prestado, mesmo diante da necessidade de encontrar soluções alternativas para os cofres municipais.
“Essa característica de ser criativo, corajoso, principalmente em fazer mudanças de conceito, visando a profissionalização e a exigência de um padrão para prestar um serviço de excelência tem nos ajudado muito. É muito importante, para isso, melhorarmos as condições de trabalho dos nossos servidores. E a partir dessa iniciativa nós não precisamos investir, podemos trabalhar com o custo-benefício, sem necessidade de comprar um ativo para ter condições de prestar um serviço de qualidade”, afirma Branco.
Além dos três veículos, que já estão atuando no trânsito do Rio Grande, a SMMAS também contratou uma quarta viatura, que será utilizada para o trabalho administrativo da secretaria. Por outro lado, o veículo antes utilizado para essa função foi recuperado e entregue aos agentes de trânsito para o trabalho nas ruas, junto com outras seis motocicletas, também plenamente reformadas.
Assim, o setor agora conta com oito viaturas leves, considerando também a utilizada para serviços relacionados com a Zona Azul, e oito motocicletas.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação