Agricultores da Ilha dos Marinheiros perdem produção e avaliam parar as atividades
O agricultor Ederson Bastos, da Ilha dos Marinheiros, fez um desabafo diante das condições de trabalho, produção e falta de infraestrutura após as intensas chuvas.
Ederson é a terceira geração de agricultores. O seu avô produzia e comercializava seus produtos na praça antes da criação das feiras livres.
O produtor explica que após a chuva dos últimos dias: de segunda-feira (23) e que se estende até esta quinta-feira (26), a plantação ficou totalmente destruída.
Nossa reportagem conversou com ele que explicou:
“As culturas mais sensíveis como alface e rúcula que já estavam prontas para colher foi perda total. Eram em torno de 300 molhos, sendo 100 de alface e 200 de mostarda.”
No entanto, o agricultor diz:
“A produção das próximas semanas também foi afetada, por um bom tempo, porque estamos perdendo mudas que terão que ser refeitas. A terra tem que secar para poder trabalhar novamente.”
Angustiado, falou sobre a difícil situação de infraestrutura.
“Nos não temos estrada para deslocar a nossa produção. Isso vem se arrastando há anos. Estamos com o serviço de uma balsa que é insuficiente para atender as questões de deslocamento de produção e as necessidades da população da Ilha. A balsa com vento extremo não opera, com água muito forte não opera.”
Ederson também falou sobre a ponte que na última enchente, em maio desde ano, cedeu:
“A questão da ponte, com o afundamento de um pilar devido à força extrema da água no período da enchente. Nós avisavamos a todos que havia problemas estruturais, faziam vistorias e diziam que estava tudo ok. Quem é afetado somos nós, que queremos produzir, que queremos trabalhar, que queremos desenvolver nosso país.”
Ele continua:
“Perdemos tudo em setembro e outubro do ano passado e em maio deste ano. Temos que nos virar com os poucos centavos que a gente tem para continuar trabalhando”.
Por fim, o agricultor diz que deve encerrar as atividades:
“Comercializamos diretamente nosso produto. Chegou o ponto que estamos apenas em mais uma temporada. Estamos encerrando as atividades. Esse é o caso de muitas famílias da Ilha dos Marinheiros”.
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Ederson Bastos
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp