Água da torneira barrenta e escura preocupa moradores em Rio Grande
Desde a terça-feira, 25, a água da torneira, na cidade de Rio Grande, foi notada com coloração escura e barrenta. A situação ocorreu em diversos bairros e causou preocupação na comunidade. Um morador, disse que escovou os dentes com a água, e durante o dia ficou dor de cabeça e náuseas.
Em nota a Corsan disse que a situação foi provocada depois da passagem do ciclone extratropical.
No Cassino, por exemplo, a comunidade relata que na manhã desta quinta-feira, 27, a água está mais escura que nos dias anteriores. Questionada, a empresa disse que a água será normalizada ainda nesta quinta-feira e ficará cristalina.
Confira a nota da Corsan, na íntegra:
“Depois da passagem de mais um ciclone pela Região Sul, a Corsan detectou grande alteração nas características da água captada no município de Rio Grande.
Provavelmente o grande volume de chuvas dos últimos dias revolveu o leito dos afluentes do canal são Gonçalo, assim como do próprio canal, manancial onde se encontra a captação da Corsan, sendo, esse movimento, a possível causa do arraste de grande quantidade de matéria orgânica, alterando principalmente a coloração da água bruta.
A Corsan vem realizando, desde então, todos os procedimentos necessários para minimizar os efeitos indesejados dessa ocorrência. As equipes da Companhia estão trabalhando incessantemente para normalizar as características da água distribuída na cidade. Profissionais das áreas operacional e de tratamento da Corsan estão atuando para resolver a situação, na qual fez-se necessária a redução da vazão de tratamento, buscando minimizar os possíveis efeitos, bem como, a garantia da qualidade e da potabilidade da água distribuída.
Reafirmamos que a água distribuída pela Corsan é tratada e monitorada atendendo ao Padrão de Potabilidade estabelecido pelo Ministério da Saúde (Anexo XX da Portaria de Consolidação N905/2017, alterado pela Portaria GM/MS n° 888/2021 e Portaria GM/MS n° 2472/2021).
Devido a essa situação, a Corsan pede a seus clientes de Rio Grande que façam uso consciente da água, realizando consumo racional, para que o abastecimento da cidade não seja afetado. As equipes continuam atentas às características da água, aplicando eventuais correções que sejam necessárias até a normalização da água no manancial. Para mais informações, estão à disposição dos clientes os canais de relacionamento: app, Unidade de Atendimento Virtual (no site) e telefone 0800.646.6444.”
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação