Alimentos orgânicos – O que são e quais são seus benefícios?
São produtos cultivados de maneira sustentável, somente com os recursos naturais e biológicos, sem agredir a natureza e a saúde. Nesse tipo de produção não são utilizados agrotóxicos, adubos químicos, aditivos sintéticos, e outros componentes artificiais.
O cultivo orgânico respeita a natureza e a saúde humana:
– O “veneno” (agrotóxicos e outros) utilizado nos alimentos de cultivo tradicional penetra nos alimentos, que após ingeridos são absorvidos pelo corpo auxiliando o aparecimento de algumas doenças a longo prazo.
– Os produtos químicos, além de oferecerem riscos para a segurança do alimento cultivado, prejudicam o solo, o lençol freático, os rios…
Portanto, o tipo de cultivo de frutas e vegetais define o quão saudáveis eles serão. No cultivo tradicional, embora o alimento contenha os nutrientes, ele também possui produtos prejudiciais à saúde. Já os produtos orgânicos são livres de venenos e possuem somente coisas benéficas para a saúde e cuidam da natureza durante o seu cultivo.
Mas então, porque se utilizam produtos químicos para produzir os alimentos?
Devido a necessidade de produção em larga escala para suprir a demanda de toda a população. O controle de pragas e do solo para plantio, visando um “bom” produto final, é muito mais eficaz quando se utiliza esses produtos químicos.
A produção orgânica é natural, o solo é adubado somente com matéria orgânica e o controle de pragas é realizado com produtos naturais e/ou manualmente, não garantindo que o produto final fique perfeito em aparência e tamanho para comercialização. Porém, o valor de benefícios desse produto é incomparável.
Devido às dificuldades serem maiores no cultivo, os produtos orgânicos são produzidos em menor quantidade e, portanto, comercializados com um custo mais elevado. Muitas vezes nos levando a ter dificuldades em encontrar locais que ofereçam esses produtos.
E então, qual a solução que podemos encontrar pensando na nossa saúde e na saúde dos nossos familiares?
Podemos aproveitar todos os espaços livres de circulação de pessoas e animais no quintal de casa para plantar alguns vegetais de forma orgânica, e com as próprias partes que não utilizarmos para o consumo fazer uma composteira para adubar nosso espaço.
Existem vegetais, frutas e temperos que são facilmente cultivados em casa, utilizando pequenos canteiros, vasos, ou até mesmo baldes e garrafas de forma suspensa em paredes e muros. Podemos fazer muito pela nossa saúde, e se cada um fizer a sua parte a alimentação de todos ficará muito mais nutritiva, segura e saudável, e a natureza agradece.
Assessoria de Comunicação PMSJN
Foto: Arte/PMSJN