NotíciasRio Grande

Alunos do 9º ano de escolas municipais participam de palestra sobre empreendedorismo e profissões do futuro

“O profissional do futuro é o ser humano do futuro”, esta foi uma das mensagens destacadas durante a palestra que marcou a primeira atividade do programa Cidade Empreendedora – no eixo da educação – direcionada aos alunos do 9º ano da rede municipal. Entre os objetivos das ações está preparar e incentivar os jovens ao desenvolvimento de competências que contribuirão para o sucesso de suas carreiras no mercado de trabalho.

A palestra realizada nesta manhã (17), na Sociedade Amigos do Cassino (SAC), foi ministrada pelo psicólogo Douglas Pereira e abordou o tema: “Seu futuro nas suas mãos: Empreender hoje para conquistar amanhã”. A proposta foi identificar e refletir sobre quais serão as habilidades necessárias aos trabalhadores do futuro frente a evolução tecnológica e ao empreendedorismo. O pensamento crítico, capacidade de negociação, escuta ativa, criatividade e empatia foram algumas das capacidades destacadas.

“É importante preparar o jovem para as mudanças. Quando falamos em Uber, por exemplo, sabemos que os taxistas foram pegos de surpresa por um aplicativo que surgiu do nada. Quando veio a pandemia, também fomos pegos de surpresa pela necessidade de evolução tecnológica. São muitas coisas que ainda podem acontecer e nós não sabemos. Por isso, é importante que possamos desenvolver habilidades e ter uma postura de aprendizado constante”, explicou o psicólogo.

Para Pereira, discutir sobre competências empreendedoras acompanha a necessidade de mostrar aos jovens que não é preciso abrir uma empresa para ser empreendedor, mas que é importante ter um comportamento empreendedor. “Esse comportamento vai ajudar a gerir uma carreira profissional e ter sucesso em qualquer área do mercado de trabalho”, diz.

Um dos pontos que mais chamou atenção dos alunos durante a palestra foi a informação de que, no futuro, muitos deles poderão trabalhar em profissões que ainda nem existem. “Eu nunca tinha parado pra pensar nisso e é muito legal saber que a gente vai poder trabalhar com atividades novas, profissões que podem surgir por causa do avanço da tecnologia”, diz Gabriel Souza, da escola Helena Small.

O professor Marco Antônio Renner, que ao longo dos anos já trabalhou a temática do empreendedorismo na rede privada, avalia a realização das atividades do programa Cidade Empreendedora como positivas. Pra ele, na atual sociedade, o empreendedorismo também está ligado a capacidade ser proativo, saber coordenar e liderar.

“Discutir o empreendedorismo é fundamental na rede pública. Isso faz com que o estudante consiga visualizar que é importante não apenas promover o estudo, mas promover práticas que possam o libertar e fazer com que ele se torne um empreendedor para além daquele que apenas trabalha como autônomo. Na educação, falar de empreendedorismo significa ensinar os alunos a ter organização, planejamento e aplicar o conhecimento de uma forma prática”, comenta Renner.

Assessoria de Comunicação Social – Prefeitura Municipal do Rio Grande

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.