Alunos participam da oficina arqueológica no Cais de Pedra em Rio Grande
Os alunos do quinto ano da Escola Municipal Valdir de Castro tiveram a oportunidade de conhecer o trabalho de um arqueólogo no dia a dia, nesta quarta-feira (16), na oficina que contempla a Semana do Patrimônio, que se estende até o dia 20 de agosto. A atividade foi promovida pela Prefeitura do Rio Grande, em conjunto com Archaeos Consultoria em Arqueologia, sendo realizada no Cais de Pedra da Rua Riachuelo.
Durante a atividade as crianças assistiram a uma palestra, para apresentar o significado do patrimônio cultural no Prédio da Alfândega, que foi construído em 1804, sendo um dos edifícios mais importantes do município pela sua representação histórica, cultural e pela fachada em arquitetura neoclássica. Além disso, também foi explicado aos alunos como funciona a profissão de arqueólogo e a sua rotina de trabalho.
O ponto alto do projeto foi a atividade prática, onde os estudantes fizeram escavações e aprenderam noções básicas de como é realizado esse trabalho. Com isso, foi realizada também a análise de laboratório, onde os estudantes preencheram o formulário destacando os aspectos do material arqueológico encontrado.
A professora do quinto ano, Bruna Goulart, destaca a importância dessa oficina para os alunos da Escola Valdir Castro. “Apesar de os estudantes residirem em Rio Grande, muitos não conhecem o centro da cidade, então ter essa oportunidade de conhecerem um prédio histórico é algo fantástico, além também de realizarem uma atividade dinâmica e prática que contribui muito para o aprendizado deles”, diz Bruna.
Semana do Patrimônio
O evento é realizado pela Prefeitura, juntamente com a Portos – RS e em parceria com a Receita Federal, com o tema “Rio Grande – das Águas ao Cais de Pedra”. O evento começou nesta terça-feira (15) e se estenderá até o dia 20 de agosto, em diferentes pontos da cidade, com atividades alusivas ao Dia Nacional do Patrimônio, comemorado em 17 de agosto.
A realização da Semana do Patrimônio é fruto do trabalho conjunto entre a Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), e da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini. O evento busca promover um maior contato da população com os patrimônios materiais e imateriais da cidade do Rio Grande por meio de diversas ações culturais, sociais e acadêmicas.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação