Alunos rio-grandinos conhecem mais sobre história local em saída de campo no Dia Nacional do Patrimônio
Em alusão ao Dia Nacional do Patrimônio, comemorado nesta quinta-feira (17), cerca de 60 alunos rio-grandinos tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre a história do município com a visita ao Museu da Cidade, localizada no Prédio da Alfândega, além da oficina arqueológica e visitação ao Cais de Pedra, na Rua Riachuelo. A atividade faz parte da Semana do Patrimônio sendo promovida pela Prefeitura do Rio Grande, em conjunto com Archaeos Consultoria em Arqueologia.
Os alunos de ensino médio da Escola Estadual Getúlio Vargas e do oitavo e quinto ano da Escola Municipal Viriato Corrêa tiveram uma manhã muito educativa em prol da cultura e história local. Na primeira atividade do dia eles participaram de uma palestra sobre patrimônio cultural no Prédio da Alfândega, que foi construído em 1804, sendo um dos edifícios mais importantes do município pela sua representação histórica, cultural e pela fachada em arquitetura neoclássica.
“Estamos trabalhando esse ano com a arte barroca e com a arte acadêmica no brasil, então mencionamos bastante em algumas aulas o Centro Histórico do município, além de trabalharmos também sobre o surgimento da fotografia no Brasil e, os alunos sugeriram juntar essas duas temáticas em uma saída de campo. Então, realizar essa visita guiada no Dia Nacional do Patrimônio enriqueceu muito o conhecimento deles”, comenta a professora de arte e patrimônio da Escola Estadual Getúlio Vargas, Silvia Sartório.
Após, os alunos realizaram uma visita ao Museu da Cidade do Rio Grande, conhecendo a “Coleção Histórica”, com 6 mil peças em seu acervo, e a “Coleção Arte Sacra”, com 2 mil peças aproximadamente. Por fim, os estudantes realizaram uma visita guiada ao “Cais de Pedra”, localizado na Rua Riachuelo, juntamente com a equipe da Archaeos, que esteve presente para orientar e informar os alunos sobre os detalhes do local, suas características históricas e importância para a realidade da cidade do Rio Grande no século XIX.
Para os alunos mais novos, do quinto ano da Escola Municipal Viriato Corrêa, foi promovido uma oficina arqueológica, onde os 21 estudantes realizaram atividades práticas, simulando o trabalho diário de um arqueólogo, realizando escavações e a análise de laboratório, onde os estudantes preencheram o formulário destacando os aspectos do material arqueológico encontrado.
“Essas atividades e eventos são muito importantes para a educação deles, porque esse conhecimento pertence à história local dos alunos, além também das ações práticas e lúdicas onde o aprendizado deles se torna mais significativo”, diz a professora do quinto ano, Marcela Pereira.
Semana do Patrimônio
O evento é realizado pela Prefeitura, juntamente com a Portos – RS e em parceria com a Receita Federal, com o tema “Rio Grande – das Águas ao Cais de Pedra”. O evento começou nesta terça-feira (15) e se estende até 20 de agosto, em diferentes pontos da cidade, com atividades alusivas ao Dia Nacional do Patrimônio, comemorado em 17 de agosto.
A realização da Semana do Patrimônio é fruto do trabalho conjunto entre a Secretaria de Município de Desenvolvimento, Inovação e Turismo (SMDIT), da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer (SMCEL), e da Fototeca Municipal Ricardo Giovannini. O evento busca promover um maior contato da população com os patrimônios materiais e imateriais da cidade do Rio Grande por meio de diversas ações culturais, sociais e acadêmicas.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação