Ambulatório Pós-covid-19 do HU-Furg é modelo para outras instituições de saúde
O serviço atende pacientes que foram infectados pelo coronavírus e que persistem com sintomas
Na tarde desta segunda-feira, 22/03, o Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr. da Universidade Federal do Rio Grande (HU-Furg), vinculado à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), recebeu a visita do presidente do Conselho de Secretários de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS RS), Maicon Lemos, e do secretário executivo do COSEMS RS, Diego Espíndola. A visita teve o objetivo de conhecer o Ambulatório Pós-covid-19 – que é pioneiro no estado, atuando de forma multidisciplinar e destinado ao atendimento dos pacientes adultos e pediátricos que foram infectados pelo coronavírus e que persistem com sintomas.
Lemos e Espíndola foram recepcionados pela superintendente do HU-Furg, Sandra Brandão. Após uma breve conversa sobre a doença e a situação atual, Sandra entregou uma cópia do projeto com detalhes da implementação e do funcionamento do Ambulatório Pós-covid-19. Em seguida, eles visitaram as instalações físicas, junto ao Serviço de Atendimento Especializado em Infectologia (SAE Infectologia), e conversaram com a infectologista, Jussara Silveira. Lemos destacou a importância da iniciativa do HU-Furg ao iniciar o tratamento de pacientes pós-covid-19 e ressaltou que é um modelo a ser seguido por outras instituições de saúde em todo o estado. Sandra e Jussara agradeceram o reconhecimento estadual e colocaram o serviço à disposição para futuras trocas de experiência.
O Ambulatório foi implementado em 05 de outubro de 2020 e conta com a participação de 22 profissionais do HU-Furg e da Residência Integrada Multiprofissional Hospitalar com Ênfase na Atenção à Saúde Cardiometabólica do Adulto (RIMHAS). A equipe incluiu fisioterapeutas, profissionais de Educação Física, nutricionistas, psicólogos, infectologistas, cardiologistas, neurologistas, pediatras e pneumologistas. Mais informações pelo telefone (53) 3233.8841.
Como acessar o Ambulatório Pós-covid-19
Para acessar o serviço, o paciente deve comparecer, portando a nota de alta hospitalar ou encaminhamento médico (para os casos em que não houve internação hospitalar), no SAE Infectologia de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 16h30. O Serviço está localizado no 2º andar do Prédio Anexo (Acesso 7) do HU-Furg, na esquina das ruas General Osório e General Canabarro.
No SAE Infectologia, será realizada a acolhida do paciente, com a primeira consulta para 21 dias após a alta hospitalar ou do exame confirmatório da covid-19. Num primeiro momento será realizada uma avaliação que inclui exames laboratoriais, de imagem e eletrocardiograma, bem como consultas com pneumologista, cardiologista, neurologista, nutricionista e psicólogo. Após, liberação do pneumologista e do cardiologista, o paciente é encaminhado para reabilitação física e respiratória com os profissionais da Unidade de Reabilitação e da RIMHAS, mas especialidade de Fisioterapia e Educação Física.
O acompanhamento terá duração de até seis meses após a alta hospitalar ou confirmação da doença, podendo se estender por mais tempo na especialidade em que o paciente necessitar. De acordo com a coordenadora do SAE Infectologia, Rossana Basso, são atendidos cerca de 12 pacientes novos por semana. “Realizamos o acompanhamento dos pacientes desde outubro de 2020 e o que mais nos preocupa é que mesmo os pacientes que não necessitaram de internação estão apresentando sequelas moderadas e até severas no pós-covid-19. Realmente, essa é uma doença assustadora. Assim, recomendamos a no final da primeira consulta, orientamos os pacientes a seguirem com os cuidados: manter o distanciamento, usar máscara, evitar aglomerações, higienizar as mãos com frequência e, quando possível, realizar a vacinação 30 dias após a infecção”, enfatiza Rossana.
Unidade de Comunicação Social do HU-Furg/Ebserh
Foto: Divulgação HU-Furg/Ebserh