NotíciasRio Grande

Ampliação de testagens para a Covid-19 município vai enviar ao HU-FURG coletas para exames moleculares (PCR)

Na manhã desta sexta-feira (19) o secretário de Saúde de Rio Grande, Maicon Lemos, em conjunto com a diretora da Vigilância Epidemiológica da SMS, Dra. Shirley Cardone, e a Superintendência do HU-FURG, representados pela Dra. Sandra Brandão, Dr. Fabio Lopes e Dra. Rossana, oficializaram o fluxo para o início do processamento das amostras coletadas para COVID 19 em Rio Grande, para o HU FURG a contar desta data.

Na ocasião, o titular da Pasta Municipal da Saúde registrou aos dirigentes da instituição a importância do Laboratório da Universidade para o município de Rio Grande e estado do Rio Grande do Sul neste período de pandemia e também de forma continuada.  De acordo o gestor, “num segundo momento não distante, exames serão ofertados para toda Região Sul incluindo a Região de Pelotas e Bagé, para isso tramitam processos de formalização a nível estadual”, antecipou.

A possibilidade da realização, pelo Hospital Universitário, dos exames de biologia moleculares (PCR) – aqueles que detectam a presença do vírus causador da Covid no organismo das pessoas – aumenta a capacidade de diagnóstico tanto no município de Rio Grande quanto na região.

O aumento nessa capacidade de diagnóstico aumenta, consequentemente, o número de casos positivos para o novo coronoravírus, cujo grau de transmissibilidade é altíssimo conforme a literatura médica está nos ensinando. “Nos permite avançar, ter uma capacidade maior de testar contatos com pacientes confirmados, dando com isso mais clareza em todo o processo”, explica Maicon sobre a realização dos testes moleculares em parceria com a universidade.

O Protocolo atualmente adotado pela Vigilância em Saúde para a realização dos exames de biologia moleculares (PCR) é o mesmo adotado pela Vigilância em Saúde do Estado: aplicados em pessoas internadas em estado grave com sintomas respiratórios e profissionais da saúde que trabalham diretamente na linha de frente do combate à pandemia. Entretanto, o secretário de Saúde anunciou que em breve a Vigilância deve avançar para um novo protocolo municipal que vai trabalhar “numa linha mais inclusiva de casos”, assinalou.

Descentralização dos Testes Rápidos

Quanto à aplicação dos testes rápidos (aqueles que identificam a presença de anticorpos contra a Covid-19 no organismo das pessoas), a Prefeitura os vem aplicando no município desde meados de maio, com o início da operação do Centro de Triagem e Testagem na UPA Junção. No início de junho, a administração municipal descentralizou as testagens a fim de evitar o deslocamento das pessoas para a realização dos testes. Além da Unidade de Pronto-Atendimento da Junção e dos postos de Saúde da São Miguel II e Rita Lobato (Centro), mais seis unidades básicas de Estratégia Saúde da Família do interior do município passaram a atuar com a realização de testes rápidos da Covid-19. São elas: Quintinha, Povo Novo, Domingos Petroline, Taim, Torotama e Ilha dos Marinheiros.

As testagens rápidas são realizadas em pacientes com suspeita de coronavírus que foram previamente notificados e acompanhados pela Vigilância Epidemiológica no intervalo de tempo a partir do 10º ou 11º dia da suspeita do contágio, tempo que os anticorpos levam para serem para serem desenvolvidos e detectados pelo exame.

Além da descentralização das testagens, a Prefeitura Municipal também tomou como medida de reforço a instalação de barracas de atendimento junto a unidades de saúde, como a recentemente instalada na localidade da Barra, onde se concentra o maior número de casos de Covid no município. Há ainda a perspectiva de instalação de uma barraca semelhante no balneário Cassino.

Assessoria de Comunicação/PMRG e Secretaria de Município da Saúde (SMS)

Foto: Secretaria de Município da Saúde (SMS)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.