Andréa Westphal (Tia Déia) é eleita a primeira mulher Presidente da Câmara Municipal
Precisamente às 21h01min. desta quarta-feira, 19, a vereadora Andréa Westphal – Tia Déia (PATRI) escreveu seu nome na história da Câmara Municipal do Rio Grande ao ser eleita presidente do Legislativo. A partir de 1º de janeiro, ela se tornará a primeira mulher da história da cidade a presidir a primeira Casa de Leis do Rio Grande do Sul.
Nunca, nos 267 anos de instalação do Poder Legislativo Municipal, uma mulher teve a responsabilidade de conduzir os trabalhos legislativos e administrativos da Câmara Municipal do Rio Grande.
A vereadora Andréa Westphal quebrou velhos paradigmas e entrou para a história da política gaúcha. Tia Déia é professora, vereadora de segundo mandato, mãe de dois filhos e tem orgulho de ser educadora, inclusive tendo chegado à direção da Escola Municipal de Ensino Infantil Tia Luizinha.
A sessão que foi conduzida pelo vereador Flávio Maciel, presidente se caracterizou por um processo amplamente discutido, deforma democrática, com vários pedidos de prorrogação e suspensão, os vereadores votaram e elegeram os novos membros da Mesa Diretora, Gestão 2019.
O resultado apontou 19 votos para a chapa 2 (vereadora Andréa Westphal (Tia Déia), 1 voto para a chapa 1 (vereador Giovani Bastos Moralles) e uma abstenção.
A vereadora Andréa Westphal, em seu primeiro discurso como presidente eleita, agradeceu a confiança da quase unanimidade dos vereadores. Ela mencionou que fará de tudo para corresponder e conduzir da melhor forma possível. “Peço aos colegas que digam que escolheram hoje uma mulher e não a Tia Déia e que seja a primeira de muitas que tenham coragem de enfrentar essa batalha”, salientou a presidente eleita.
Destacou que quer o bem desta cidade e que não aceitará injustiças. “O meu caminho será reto, sem curvas. Podem me cobrar”, enfatizou a vereadora Andréa Westphal.
O processo de votação ocorreu de forma separada, ou seja, os vereadores escolheram inicialmente a presidente, após os dois vices e na sequência os dois secretários. O resultado apontou então os cinco membros da Mesa Diretora, a qual ficou assim composta:
vereadora Andréa Westphal – Tia Déia (PATRI) – presidente;
vereador André Lemes (PT) – 1º vice-presidente;
vereador Claudio de Lima (PSB) – 2º vice-presidente;
vereador Rafa Ceroni (PPS) – 1º secretário; e
vereador Edson Lopes (PT) – 2º secretário.
Já a votação das comissões permanentes apontou as seguintes composições:
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania
Flávio Maciel
Luiz Francisco Spotorno
Rogério Gomes
Rovam Castro
Ivair Domingos Pereira Souza (Vavá)
Comissão de Obras, Serviços Públicos, Infraestrutura, Meio Ambiente, Pesca e Agricultura
Claudio de Lima
Giovani Bastos Moralles
João da Barra
José Antônio da Silva – Repolhinho
Julio Cesar Pereira da Silva
Comissão de Orçamento, Finanças e Controle Externo
Edson Lopes
Benito Metalúrgico
Filipe Branco
José Claudino Alves Saraiva (Charles Saraiva)
Rafa Ceroni
Comissão de Saúde, Educação, Assistência Social e Cultura
André Lemes
Laura Fagundes – Laurinha
Jair Rizzo Ferreira
André Moraes de Sá
Professora Denise Marques
Já a Comissão Representativa ficou com a seguinte composição:
Vereadores Andréa Westphal – Tia Déia (PATRI) – presidente; André Lemes (PT); Claudio de Lima (PSB); Rafa Ceroni (PPS); Edson Lopes (PT); professora Denise Marques (PT) e como suplente, Benito Metalúrgico (PT); Rogério Gomes (PPS); José Antônio da Silva (PSDB); Flávio Maciel (SD); Giovani Moralles (PATRI); João da Barra (PRB); Filipe Branco e Laura Fagundes – Laurinha do MDB; e Jair Rizzo (PSB).
Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação