Animais resgatados pela SMCA durante as enchentes em Rio Grande retornam para casa
Durante as inundações da Lagoa dos Patos no último mês de maio, 989 animais foram resgatados pela Prefeitura do Rio Grande, através da Defesa Civil e da Secretaria de Município da Causa Animal (SMCA). Agora, conforme a diminuição do nível das águas, estes animais e seus tutores têm deixado os abrigos e retornado às suas casas.
De acordo com o Secretário da Causa Animal, Anderson Santos, cerca de 90% animais resgatados já foram recolhidos por seus tutores. Agora, a secretaria tem dado início ao processo de desestruturação dos abrigos. A previsão é de que até o dia 24 todos os abrigos para animais disponibilizados pelo executivo municipal tenham encerrado suas atividades.
Ainda, para garantir que os pets retornem de forma segura, a SMCA realizou a coleta de dados dos cuidadores previamente, podendo assim estabelecer o contato com as famílias atingidas pelas cheias. Além disso, todos tutores assinaram um termo de compromisso de retirada dos animais, o qual estabelece a responsabilização dos tutores pelo crime de abandono, podendo estes serem condenados até 5 anos de detenção.
Também visando facilitar este processo, desde esta terça-feira (18), a secretaria está realizando o transporte dos animais até seus cuidadores residentes da Ilha Torotama. A expectativa é de que todos os animais abrigados retornem até a próxima semana.
Alguns dos animais que estavam alocados em abrigos não institucionais e não possuem tutores estarão disponíveis em uma feira de adoção, realizada no próximo domingo (23) no Praça Shopping Rio Grande.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp