GeralNotícias

Anvisa faz identificação preliminar de dois casos da variante Ômicron no Brasil

Na tarde desta terça-feira (30), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), informou que as amostras preliminares indicam resultado positivo para a variante Ômicron em dois brasileiros oriundos da África do Sul. Em nota, a Anvisa declarou:

“Diante dos resultados positivos, o laboratório Albert Einstein adotou a iniciativa de realizar o sequenciamento genético das amostras. O laboratório notificou a Anvisa sobre os resultados positivos dos testes e sobre o início dos procedimentos para sequenciamento genético no dia 29/11 e, na data de hoje, 30/11, informou que, em análises prévias, foi identificada a variante Ômicron do Sars-Cov-2”, diz nota da Anvisa.

A primeira testagem foi realizada pelo laboratório Albert Einstein e conforme a Anvisa o material deverá ser enviado ao Instituto Adolfo Lutz (IAL) para fins de confirmação do sequenciamento genético.

A Anvisa havia informado em comunicado que um casal desembarcou em Guarulhos e testou positivo para a covid-19. Ambos vinham da África do Sul onde foi detectada a nova variante Ômicron, por isso, foi realizado o teste para identificar a possibilidade de contaminação pela nova cepa. Confira a nota:

“Um passageiro vindo da África do Sul e que desembarcou em Guarulhos no dia 23/11, portando resultado de RT-PCR negativo, com vistas a se preparar para a viagem de regresso à África do Sul, procurou o laboratório localizado no aeroporto de Guarulhos, no dia 25/11, para, já na companhia de sua esposa, realizar o teste de RT-PCR requerido para o retorno. Naquele momento, ambos testaram positivo para a Covid-19 e o fato foi comunicado ao Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs) de São Paulo”.

Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM

Foto: Pixabay

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.