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Aplicativo “Chamar 192” permite cadastro prévio de informações para agilizar atendimentos de urgência do SAMU

A Secretaria de Saúde do Rio Grande informa que, aqueles que precisarem utilizar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) também podem realizar o contato por meio do aplicativo “ Chamar 192”. No aplicativo é possível realizar um cadastro prévio, informando por exemplo as condições clínicas e exames relacionados, o que facilita o atendimento nos momentos de emergência. Ele está disponível para os sistemas IOS e Android.

De acordo com a Secretaria de Saúde do RS, responsável pela gestão da Central de Regulação das Urgências do SAMU no estado, o aplicativo utiliza as informações cadastradas e os dados do GPS (que precisa estar autorizado e ativado) para indicar a localização do solicitando, sendo possível, inclusive, ser acionado por uma pessoa para um outro endereço. Assim, o atendente já recebe os dados no momento do chamado, não sendo necessário realizar a etapa de identificação, o que permite agilizar o atendimento.

Prioridades de Atendimento

Após o contato do cidadão com a Central de Regulação do SAMU 192, a partir dos dados fornecidos, os profissionais reguladores decidem se é necessário o envio da ambulância ou é suficiente uma orientação.

Para as situações que exigem envio de ambulância, o regulador classifica a prioridade e aciona a base onde fica a equipe de atendimento, a qual se desloca ao local do chamado.

Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande com informações do Governo do RS

Foto: Cristine Rochol/PMPA/Arquivo/Divulgação

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