Aplicativo Menor Preço completa quatro anos ajudando consumidores do Estado a economizar
Desde 2019, mais de 34 milhões de pesquisas já foram realizadas na ferramenta
O aplicativo Menor Preço, desenvolvido pela Receita Estadual em parceria com a Procergs, completa quatro anos de lançamento nesta quarta-feira (15/3), Dia do Consumidor. Reconhecido por proporcionar economia aos usuários no momento de fazer as compras, o dispositivo já contabiliza mais de 34 milhões de pesquisas realizadas desde 2019, tornando-se um dos aplicativos do governo do Estado mais utilizados pela população gaúcha.
O Menor Preço fortalece ainda mais o Programa Nota Fiscal Gaúcha (NFG), que já conta com 2,9 milhões de cidadãos cadastrados e proporciona benefícios e economia aos consumidores, além de contribuir para o aumento da arrecadação do Rio Grande do Sul, estimulando a emissão de notas fiscais.
“O aplicativo amplia o relacionamento entre Estado e cidadão e vai ao encontro do objetivo de pautar as ações do setor público pela transparência. Além disso, otimiza a experiência do usuário através de serviços digitais”, afirma o subsecretário da Receita Estadual, Ricardo Neves. “Modernizar, colaborar e facilitar os processos são os principais objetivos da Receita Estadual, que vem executando esse compromisso por meio das iniciativas propostas e realizadas no Receita 2030.”
De acordo com o coordenador do NFG, Fernando Rodrigues dos Santos, o Menor Preço ajuda o cidadão a saber onde está o produto procurado e permite que ele encontre uma lista de preços. Assim, torna-se possível decidir onde comprá-lo de acordo com o custo-benefício de se deslocar até determinado local. “Durante a pandemia, o aplicativo otimizou a localização de itens essenciais, diminuindo o tempo de procura por certos produtos. E, para colaborar com esse mapeamento, basta o consumidor informar o CPF na nota, pois são essas notas que atualizam a base de dados do aplicativo”, explica Fernando.
Aos Procons, estadual e municipais, parceiros do Menor Preço Nota Fiscal Gaúcha desde o lançamento em 2019, o aplicativo também possibilita o acompanhamento do mercado para melhor orientar os consumidores. “Exemplo disso foi o levamento feito pelo Procon RS quanto aos materiais escolares. Foi possível identificar a variação de preços por região e informar ao consumidor a tendência de variação de preços no Estado. Por isso mesmo, também pode ser visto como uma ferramenta que está em total acordo com a Lei do Superendividamento – em especial, na prevenção ao superendividamento”, afirma o diretor-executivo do Procon RS, Rainer Grigolo.
O balanço da utilização do aplicativo aponta crescimento constante no seu uso. Em comparação a fevereiro do ano passado, quando havia pouco mais de 62 mil usuários ativos e foram realizadas 711 mil consultas, a evolução foi representativa, com avanço de 65% na quantidade de usuários e de 30% nas pesquisas realizadas. Ou seja, em fevereiro de 2023 já são 102 mil usuários ativos, que realizaram um total de 930 mil pesquisas no mês. Os produtos mais pesquisados foram alimentos – com destaque para leite, carne e bebidas alcoólicas – e remédios.
“Além de colaborar com o comprador, a ferramenta ainda apresenta um aspecto relevante para fornecedores e consumidores, pois por meio das pesquisas realizadas o consumidor poderá conhecer novos fornecedores, o que talvez ele não descobriria por outros meios de pesquisa”, enfatiza Grigolo.
Ao realizar a busca, o usuário pode informar o produto que deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras. Os resultados, obtidos em um tempo médio de apenas 180 milissegundos, podem ser filtrados pelo raio máximo de distância e pela data que o preço foi praticado. Também há integração com aplicativos de navegação para facilitar o deslocamento do cidadão em busca do menor preço. Os preços não são vinculativos e é sempre recomendável entrar em contato com o estabelecimento antes de efetuar o deslocamento.
Como funciona o Menor Preço Nota Gaúcha?
- Baixe o Aplicativo Menor Preço Nota Gaúcha, disponível nas plataformas Android e iOS. Para a utilização dos serviços, é necessário o cadastro no programa Nota Fiscal Gaúcha, o que pode ser feito por qualquer cidadão que possua um CPF;
- Informe o produto que você deseja pesquisar por meio de sua descrição, marca ou código de barras;
- Filtre os resultados pelo raio máximo de distância da sua localização e pela data que o preço foi praticado;
- Encontre os menores preços mais próximos. Como o mecanismo mostra o preço de acordo com a última nota de venda do produto com CPF emitida pelo estabelecimento, é importante verificar a data e o horário em que a nota foi processada.
Sucesso do aplicativo motivou versão nacional
O sucesso do aplicativo motivou a criação de uma versão nacional, o Menor Preço Brasil. Desenvolvido também pela Receita Estadual em parceria com a Procergs, está disponível para utilização em todos os Estados brasileiros.
A tecnologia, sem custo para o usuário, solicita login obrigatório pela conta gov.br, que é um meio de acesso do usuário aos serviços públicos digitais.
Principais Números do Menor Preço Nota Gaúcha
- Total de pesquisas: 34 milhões
- Total de itens retornados: 1 bilhão
- Tempo médio de resposta: 180 milissegundos
- Total de NFC-e processadas no período: 7,2 bilhões
- Total de usuários ativos atualmente: 102 mil
- Total de downloads do aplicativo especificamente no mês de fevereiro de 2023: 1024 novos usuários
Siga o NFG nas redes sociais e fique informado sobre novidades e premiações
SECOM RS
Foto: SECOM RS