Após casos positivos para Covid-19, Diretor Executivo da Rio Grande Fertilizantes explica os procedimentos adotados pela empresa
Marcelo Rech fala que foi iniciativa da empresa realizar as testagens
Nesta quinta-feira (18), a equipe da Vigilância em Saúde do Rio Grande realizou reunião com representantes da empresa Rio Grande Fertilizantes.
De acordo com as informações da prefeitura do Rio Grande a reunião foi convocada pelo órgão municipal e teve como motivação informações não oficiais de casos de Covid-19 entre os trabalhadores da referida empresa.
Foram solicitados esclarecimentos e comunicação imediata dos possíveis casos suspeitos e confirmados de Covid-19 dos trabalhadores da empresa junto à Secretaria de Município da Saúde.
Entenda
O Rio Grande TEM conversou com o Diretor Executivo da Rio Grande Fertilizantes, Marcelo Rech. E de acordo com o gestor, ” Os testes foram aplicados de forma preventiva em função da contaminação na Vila da Barra, de onde vem vários funcionários nossos. Identificamos e isolamos 8 funcionários que testaram positivo e assintomáticos. Eles estão sendo monitorados e não apresentam qualquer sinal de gripe ou infecções respiratórias”.
Rech explicou que foram realizados até o momento pela Rio Grande Fertilizantes 49 testes. “Foi desenvolvido um mapeamento, assim, todos os funcionários do bairro Barra e pessoas que tiveram contatos com eles, realizaram os testes”, relata.
O diretor reforça ainda “os testes foram todos realizados pela empresa, de forma preventiva, justamente em função das contaminações nos bairros próximos e para evitar um caso mais sério de contaminação”.
Marcelo reconhece que não enviaram as informações para a prefeitura, mas garante que os resultados de todos os testes realizados foram reportados nos sites oficiais do Governo Federal do SUS e do Ministério da Saúde, conforme instrução do fornecedor dos testes.
Segundo Rech, os primeiros testes foram realizados de 08/06 à 15/06 e em 16/06 foi adquirido um novo lote que será realizado conforme necessidade.
O diretor explica que para ingressar nas instalações da empresa, diariamente, todos os funcionários e motoristas têm a sua temperatura aferida.
Após a reunião, ficou acordado que por orientação da Secretaria Municipal de Saúde, a empresa também deverá comunicar o serviço de Vigilância Epidemiológica, quando realizar os testes para Covid-19 e o resultado positivo, negativo ou de suspeitos.
É na região da barra que existe, atualmente, a maior incidência de casos positivos para Covid-19 de Rio Grande.
Ao Rio Grande TEM o secretário de Saúde Maicon Lemos, informou que estão sendo realizados os testes rápidos e de RT-PCR (padrão ouro) na região da barra. O procedimento, segundo explica, para os casos confirmados de Covid-19 é a testagem de todos os contatos. Isso significa, por exemplo, se a pessoa que testou positivo circulou em ambientes como padarias e bares, todas estas pessoas, destes locais, serão testadas pelo município.
Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM
Foto: Divulgação Rio Grande Fertilizantes