Após passar por recuperação, estátuas dos “Guris de Tonietti” retornam à Praça Xavier Ferreira
Os “Guris de Tonietti” estão de volta à Praça Xavier Ferreira. As estátuas foram recuperadas e devolvidas à comunidade através de um trabalho conjunto, realizado entre as secretarias de Cultura (SeCult), Serviços Urbanos (SMCSU) e o artista plástico Waldo Gouvêia, professor da Escola de Belas Artes Heitor de Lemos (EBAHL) e responsável pela restauração das peças. A cerimônia foi marcada pela presença do senhor Gelci de Azevedo, que hoje tem 88 anos, e quando criança serviu de modelo para uma das estátuas, a do atirador.
As estátuas do escultor italiano Matteo Tonietti estão no largo há 78 anos e no ano passado, infelizmente, sofreram uma ação de depredação. Desde então foram retiradas e aguardavam processo de restauro, que foi possível por meio de uma ação voluntária do professor da EBAHL, auxiliada pela Prefeitura e intermediada pela Câmara de Vereadores. Durante a reposição das estátuas o “menino-modelo” lembrou saudoso do dia em que foi convidado pelo escultor para posar para a obra. “Eu estava sempre por ali, com meu estilingue, ele me chamou e disse: ‘Ei menino! Quer ganhar uns trocados?’. Então eu fui, posei 2 dias, durante cinco minutos, e ganhei 20 contos de réis”, recordou Gelci em meio a risadas. Mas também pediu para que a população cuide e preserve bem as peças, que são parte integrante do patrimônio público da cidade e representam a memória de uma época.
O prefeito Alexandre Lindenmeyer acompanhou a devolução das esculturas para o lago da Praça Xavier e falou sobre a importância da recuperação do patrimônio público rio-grandino. “É uma satisfação enorme poder participar desta entrega. Todo o meu agradecimento às secretarias municipais envolvidas na recuperação deste patrimônio público e ao artista que nos proporcionou essa devolução”, agradeceu.
O artista Waldo Gouvêia, que é servidor do município, utilizou o ateliê da Escola de Belas Artes e falou sobre o processo de recuperação e das sensações que teve ao restaurar as esculturas. “Foi uma oportunidade ímpar, a de realizar esta recuperação, que foi feita com o sentimento de muito amor e carinho, pela história que estas esculturas tem, histórias como as que eu descobri, que passam de avós, pais, para filhos, trazendo suas crianças para brincar no entorno da estátua. Estou vivendo hoje aqui um momento especial que mistura emoção, felicidade e gratidão”, destacou o artista.
A reposição das estátuas contou a apresentação da Banda Marcial do Comando do 5º Distrito Naval, além das presenças do secretário de Serviços Urbanos, Dirceu Lopes, secretário de Cultura, Ricardo Freitas, gestores municipais, representantes da Câmara de Vereadores, profissionais da imprensa e comunidade rio-grandina.
Assessoria de Comunicação/PMRG
Fotos: Joanna Vaz