Após pedido de Vladmi Virgílio, PLE que limita a gratuidade no transporte público para PCD será retirado de pauta
O Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades de Rio Grande (COMDES), informou em nota que após reunião entre o Presidente do Conselho, Rafael Carneiro, a Vice-presidente Deise Falcão, o Coordenador dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades, Vladmi Virgílio e demais autoridades, o governo municipal, por solicitação de Vladmi Virgílio, retirou de pauta o projeto de lei que reduz a gratuidade no transporte coletivo para todos os públicos portadores de deficiência. O PLE 057/2021 havia sido assinado pelo prefeito Fábio Branco e protocolado junto à Câmara de Vereadores. Segundo o COMES a decisão ocorre para que o projeto “seja reavaliado pelo Conselho e pela Coordenadoria e reapresentado a partir dessa construção com o seguimento das pessoas com deficiência. O COMDES informa a comunidade que irá analisar o projeto juntamente com a Coordenadoria, para sugerir as alterações necessárias.”
No entanto, o PLE 058/2021 que limita o meio passe para estudantes, protocolado na mesma data, 29 de setembro, junto à Câmara de Vereadores do Rio Grande, prossegue em pauta. O Diretório dos Estudantes da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), manifestou-se contrário ao projeto de lei e informou que segunda-feira (04), estará em frente à Câmara dos Vereadores do Rio Grande.
Confira a nota do COMDES na íntegra
Na tarde de hoje, representado pelo Presidente Rafael Carneiro e pela Vice-presidente Deise Falcão, o COMDES esteve reunido com o Coordenador de Defesa dos Direitos das Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades Vladmi Virgilio, o Presidente da Câmara de Vereadores Filipe Branco, o Secretário Municipal de Relações Institucionais Cláudio Diaz II e os vereadores Júlio Cesar Silva, Vava, Rogério Gomes, Paulo Roldão, Fábio Domingues, Lari, Luciano Figueiredo Luka e Miguel Degani. Na oportunidade, o Governo Municipal informou ao COMDES que por solicitação do Coordenador Vladmi Virgílio, o projeto será retirado de pauta, para que seja reavaliado pelo Conselho e pela Coordenadoria e reapresentado a partir dessa construção com o seguimento das pessoas com deficiência. O COMDES informa a comunidade que irá analisar o projeto juntamente com a Coordenadoria, para sugerir as alterações necessárias. Salientamos que entendemos a crise que se encontra o transporte coletivo de Rio Grande mas nossa luta é para que a nova lei siga contemplando as necessidades e as especificidades das pessoas com deficiência. Nos colocamos à disposição para contribuir. Juntos somos sempre mais fortes!
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Pixabay