NotíciasRio Grande

Após readequações, Santa Casa do Rio Grande é autorizada pela 3ª CRS a realizar internações de pacientes da Covid-19

Depois de auditoria na sexta-feira (31/07), a Instituição teve recomendação da 3ª CRS para não realizar novas internações de pacientes da Covid-19, até que as providências fossem atendidas

A Secretaria Estadual da Saúde realizou a pedido do Ministério Público do Estado do Rio Grande do Sul, na sexta-feira (31/07), auditoria na Santa Casa do Rio Grande na ala de enfermaria e pronto socorro destinados ao atendimento de pacientes da Covid-19. A promotora Camile Balzano de Mattos está acompanhando o caso.

A auditoria foi realizada pelo médico intensivista Edgard Vernetti Ferreira, auditor da 3ª Coordenadoria Regional de Saúde (3ª CRS) que enviou ofício para a Santa Casa do Rio Grande e para o secretário municipal da saúde, Maicon Lemos, solicitando que não fossem realizadas novas internações de pacientes clínicos na ala Covid-19 do hospital, até que fossem providenciadas adequações solicitadas para o atendimento.

De acordo com o MP entre as inadequações foram encontradas irregularidades como a falta de Epi’s aos funcionários, falta de cobertores, falta de lençóis ou camisolas à maioria dos pacientes, quantidade insuficiente de profissionais de saúde, além de falta de paramentação para as equipes. Na estrutura, foi apontada que não havia isolamento no espaço destinado ao Pronto Socorro dos pacientes com Covid-19, havendo comunicação deste ambiente do com a área de emergência.

A Santa Casa do Rio Grande enviou no domingo (02/08) ofício 227/2020 aos órgãos envolvidos relatando o atendimento às adequações solicitadas.

Em resposta ao documento enviado pela Santa Casa, a 3ª CRS em ofício número 543/2020 assinado pela Delegada Regional de Saúde, informou na manhã desta segunda (03/08) que as internações na ala clínica de Covid-19 estavam autorizadas.

No documento a 3ª CRS , salienta ainda, que há algumas questões pendentes, as quais receberão documento da vigilância sanitária. E finaliza, que espera que com as implementações adotadas, o serviço mantenha o sistema de atendimento adequado ao rigor da pandemia.

A Assessoria de Comunicação do Ministério Público do Rio Grande do informou que a promotora Camile Balzano de Mattos está buscando junto a Coordenadoria Regional de Saúde as provas de que de que foi realizada nova auditoria e inspeção e de que a situação está de acordo com as normas de saúde.

Nota da Santa Casa do Rio Grande

→ NOTA OFICIAL – ENFERMARIA SÃO LUCAS III

Nota da Secretaria de Município da Saúde do Rio Grande

→ NOTA OFICIAL – SMS RIO GRANDE

Jornalista Thuanny Cappellari/Rio Grande TEM

Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.