Após um mês, Ilha da Torotama, retoma as aulas no salão do Fiateci
Depois de um mês, os estudantes da escola Cristóvão Pereira de Abreu, na Ilha da Torotama, retomaram, no Salão do Fiateci Futebol Club, nesta quarta-feira, 18 de outubro as atividades escolares. 70% Dos estudantes estavam presentes nesta quarta. As aulas foram interrompidas em 18 de setembro devido aos alagamentos provocados pelas cheias da Lagoa dos Patos. A rua da escola, nestas circunstâncias, é uma das primeiras a alagar.
A comunidade escolar se mobilizou para a volta da escola e o Salão do Fiateci foi uma alternativa de espaço viável já que não sofre com as inundações. As atividades, conforme explica o Diretor, Sícero Miranda, ocorrem de forma multisseriada, com a dividirão do Salão em duas ou três séries, quando necessário. O Fiateci está previsto para ser utilizado emergencialmente por pelo menos um mês. O calendário escolar se estenderá até o final do ano para recuperar o período que não tiveram aulas.
O Diretor Sícero Miranda contou sobre a volta: “Nosso sentimento de retorno é um sentimento de felicidade, de poder estar com os estudantes, de propiciar este momento de sair um pouco de casa, de esquecer o que está acontecendo com a enchente. E também, ter acesso a escola, que é um direito constitucional e a criança têm esse direito de estar na escola. E agora, no primeiro momento que conseguimos adaptar já estamos no Fiateci, mas muito feliz. As crianças estão sorridentes, puderam se alimentar, oferecemos lanche na manhã, almoço, lanche da tarde. E isso que tem nos movimentado. Os professores têm feito todo um trabalho, com materiais lúdicos que possa propiciar esse reencontro com a escola e esse novo recomeço para poder terminar o ano letivo. Nosso calendário de atividades vai até o final do ano, todo o mês de dezembro, para recuperar esses dias que nós não tivemos aula.”
Os educadores estão emocionados e citam o sentimento de esperança com a retomada!
Jornalista Thuanny Cappellari/RIO GRANDE TEM
Foto: Divulgação
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp