Aprofurg aprova greve para o dia 18 de agosto
Professores e professoras da FURG e do IFRS – Campus Rio Grande se unem à greve contra o projeto da reforma administrativa
Na manhã desta quinta-feira, dia 12 de agosto, a Aprofurg – Seção Sindical do ANDES-SN realizou mais uma assembleia geral da categoria docente, em formato online. A pauta trouxe os informes, a deliberação da greve dos servidores públicos e, por fim, os assuntos gerais. Por unanimidade, a categoria acatou o chamado nacional e decidiu por paralisar as atividades na próxima quarta-feira, dia 18 de agosto.
Com primeira chamada para às 10h30min, a assembleia iniciou pontualmente às 11h, com os informes dos professores e das professoras que participaram da reunião. Entre as informações mencionadas pelos presentes, o destaque foi para o XII Encontro Regional RS do ANDES-SN, que durou três dias e abordou temas como os cortes orçamentários, a reforma administrativa, o ensino remoto, adoecimento docente, além dos impactos da proposta do novo ensino médio e o reuni digital.
Já o ponto alto da assembleia foi a pauta que tratava da deliberação, ou não, da greve dos servidores públicos, para o próximo dia 18 de agosto. A greve tem como mote central a luta contra a reforma administrativa (PEC 32), que busca, entre outras coisas, a destruição dos serviços públicos. Todas as falas das professoras e dos professores alertaram sobre a importância da mobilização e sobre a necessidade de alertar a sociedade sobre o impacto da PEC 32, caso ela seja aprovada.
“A ideia é que todos os sindicatos municipais, estaduais e federais paralisem as atividades, para que os serviços públicos não funcionem neste dia, e que assim nós possamos mostrar e explicar para a população a real intenção da reforma administrativa”, ponderou a presidenta da Aprofurg, Marcia Umpierre.
Na mesma linha de pensamento, a primeira tesoureira da Aprofurg, Magda Vicente defendeu a deflagração da greve. “Como diretoria nós já havíamos discutido este ponto. Nós defendemos a greve em razão da situação calamitosa em que estamos vivendo no país. Portanto é bem justificável que a gente pare por um dia. A ideia é preparar e divulgar materiais que ajudem a população a se apropriar um pouco mais nos debates e discussões”, explicou.
VOTAÇÃO E PROGRAMAÇÃO
Após os debates, o processo de votação foi iniciado. Por unanimidade, os professores e as professoras aprovaram a realização da greve dos servidores públicos para a próxima quarta-feira, dia 18 de agosto.
A Frente Brasil Popular está organizando as atividades da greve. A programação está prevista para começar às 14h, no Largo Dr. Pio, em Rio Grande.
“Pensamos em uma atividade diferente das outras que vínhamos fazendo, sem uma caminhada pelas ruas da cidade. A ideia é realizar uma distribuição de panfletos, com tendas instaladas, para comunicar com a população que circula pelo local. Além disso, algumas falas também serão feitas para explicar a gravidade da proposta sobre a reforma administrativa”, disse o integrante da diretoria da Aprofurg, Gustavo Borba de Miranda.
ATIVIDADE CONJUNTA
A Regional do Rio Grande do Sul do ANDES-SN também vai realizar uma atividade conjunta com as seções sindicais do Estado, alusiva ao dia 18 de agosto. Em reunião realizada nesta semana, uma série de materiais serão produzidos em conjunto, como cards para redes sociais, faixas, spots de rádio, entre outros.
Assessoria de Imprensa APROFURG
Foto: Divulgação