Aprovada Lei que concede a Rio Grande o título de Capital Nacional das Águas
Foi aprovada na tarde desta terça-feira (6), na Câmara dos Deputados, em Brasília, a Lei que reconhece a cidade do Rio Grande como a Capital Nacional das Águas. A proposta foi levada à Câmara de vereadores ainda em 2022 pela então vereadora Lu Compiani, e mais tarde, o projeto foi encaminhado ao deputado federal Alceu Moreira (MDB-RS), que protocolou junto à câmara. O projeto também foi defendido na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania, pelo Deputado Federal Lucas Redecker (PSDB-RS).
Lu Compiani falou sobre o título, que tem como objetivo reconhecer a estreita relação de Rio Grande e de seu povo com as águas, recurso que esteve presente, em diferentes contextos, na história do município desde a sua fundação, sendo fonte de renda, além de inspiração para o turismo, através de suas belas paisagens. “A ideia é que, através deste título, consigamos chancelar a nossa maior potencialidade. Rio Grande é uma península, cercada por águas dos oceanos, lagos e banhados”, disse.
Ela também destacou o potencial para trabalhar o contexto turístico, alinhado à inovação e o desenvolvimento econômico. “Estamos trabalhando a economia do mar, temos a questão pesqueira como identidade da cidade, temos o Porto e sua importância econômica. A lagoa nos traz o camarão, o oceano traz os navios para o nosso porto, e assim por diante”, explica.
Assessoria de Comunicação Social Prefeitura Municipal do Rio Grande
Foto: Divulgação