Aprovado PL que institui Dia Municipal de Combate ao Etarismo e Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa em Rio Grande
Na última quarta-feira, 17, foi aprovado na Câmara Municipal o Projeto de Lei de Vereador nº 33/2023, de autoria do vereador Rubilar Tavares – Juquinha (PSB). O projeto institui o Dia Municipal de Combate ao Etarismo e Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa, a ser comemorado anualmente no dia 15 de junho.
Etarismo é a discriminação, a intolerância e o preconceito para com a idade, normalmente direcionado às pessoas mais velhas. Esta prática pode estar associada à agressões verbais, ofensas, xingamentos e, até mesmo, à violência física. Frases do tipo “você está velho demais” ou “você já não tem mais idade para isso” podem ser exemplos de etarismo, ou seja, quando as pessoas passam a ser julgadas de acordo com a faixa etária a qual pertencem.
Pensando na necessidade de conscientizar a população e, sobretudo, combater o preconceito e a violência contra a pessoa idosa foi que o vereador Rubilar Tavares – Juquinha protocolou e aprovou este Projeto de Lei, que aguarda pela sanção do Executivo Municipal. Recentemente um caso de preconceito etário foi registrado na cidade de Bauru, interior de São Paulo, e repercutiu a nível nacional. A estudante de Biomedicina da Unisagro, Patrícia Linares, de 45 anos, foi vítima de ofensas em redes sociais, onde colegas publicaram vídeos insinuando que ela não deveria estar matriculada na faculdade devido à sua idade, e que seu lugar era em casa, cuidando dos filhos.
“Infelizmente temos nos deparado com cada vez mais casos como este em nossa sociedade”, salientou o vereador proponente. “Queremos conscientizar a população de que todas as pessoas têm direito de estudar e trabalhar, independente da sua idade. O respeito deve existir para com todas as pessoas. Precisamos combater esse tipo de preconceito dos mais jovens com os mais velhos, seja dentro das escolas, Universidades, ou até mesmo no mercado de trabalho. Muitas vezes as pessoas não conseguem uma oportunidade para trabalhar e contribuir com a sociedade, justamente por conta da sua idade. Respeitar a pessoa idosa é respeitar o próprio futuro”, finalizou o vereador.
Jornalista Nicole Soares/Assessoria Parlamentar Vereador Rubilar Tavares – Juquinha (PSB)
Foto: Freepik