Artistas dedicam painel em memória de Jaqueline Tedesco na FURG
Ação integrou programação da MPU, que também teve exposições, performance artística e exibição de filmes
A programação cultural da 23ª Mostra da Produção Universitária (MPU) teve um momento de grande emoção na tarde desta quinta-feira, 28, quando foi realizada uma homenagem a Jaqueline Tedesco, ex-estudante da FURG falecida em março deste ano.
As artistas Ariel Lexistão e Jaya promoveram a pintura do painel grafite “Ações para Adiar o Fim do Mundo”, em uma parede externa do Centro de Conveniência (CC). “Estou emocionada em deixar aqui uma arte no meu último ano de formação, e ainda mais em poder realizar essa homenagem para Jaqueline”, disse Vitória Fontana, a Jaya, estudante de Artes Visuais.
As atrações artístico-culturais da MPU seguiram ao longo da semana. Na quarta, 27, o coletivo Animalìa e o grupo de pesquisa Entre Tramas e Fibras apresentaram a performance “Terrário” no Prédio das Artes, dentro da programação da MPU. A ação foi orientada pela professora Luciana Valio, do curso de Artes Visuais, que também coordena o grupo, e foi realizada no Jardim de Inverno Central.
Em 2h30 de performance, as artistas se fecharam dentro do jardim. O espaço esteve com as janelas vedadas, sendo permitida, para quem estava no interior do prédio, a visão por meio de orifícios abertos no papel. Assim, o público espiou de fora as ações realizadas no espaço interno do jardim. Conforme explica a professora Luciana, as artistas performaram atividades que oscilavam entre cuidados com o espaço e momentos ociosos. “Uma delas era o ‘pato’, que representava o momento opressor, ao grunhir e bater no tambor. Nesse sentido, as ações referenciaram o universo das mulheres, que se unem nos afetos para terem forças para resistir e ao mesmo tempo conviver com as opressões do sistema”, resumiu a coordenadora.
O lançamento da Mostra Acadêmica de Produção Audiovisual (Mapa) e a exibição do curta-metragem “Nunca é Noite no Mapa” (2016), de Ernesto Carvalho, além do Movimento Sarau Estudantil, que realizou uma edição especial multicampi, foram outras atividades incluídas no programa da MPU. Nesta sexta-feira, 29, o encerramento fica a cargo da apresentação do espetáculo “Réquiem – Um Espetáculo de Dança”, inspirado na obra homônima de Mozart, no Cidec-Sul.
Além das ações mencionadas, acontecem também, em caráter permanente, a intervenção cultural itinerante “Palavras para Adiar o Fim do Mundo”; a exposição fotográfica “E o Tal do Mundo Não Se Acabou”, de Camilla Bellini, no prédio 1; e a ação “ACAIXAPRETA”, no CC, com os vídeos selecionados na Mapa.
Secom FURG
Foto: Larissa Schneid Bueno/Secom FURG
Clique aqui e participe do nosso Canal de Notícias no WhatsApp