Atividades da Semana Estadual do Livro começam no domingo (18)
No ano do centenário de seu nascimento, Josué Guimarães é o homenageado da Semana Estadual do Livro
A literatura ganha foco no Rio Grande do Sul com a Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura de 2021, que acontece de domingo (18/4) até sexta-feira (23/4). O evento é uma promoção da Secretaria da Cultura (Sedac), por meio do Instituto Estadual do Livro (IEL) e da Biblioteca Pública do Estado (BPE), e da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), com apoio da Universidade de Passo Fundo (UPF) e da editora LP&M.
O público contará com diversas atividades on-line e ações de divulgação literária nas redes sociais e nos canais digitais das instituições organizadoras.
A Semana Estadual do Livro terá como homenageado especial o escritor gaúcho Josué Guimarães (1921-1986), no ano do centenário de seu nascimento. Nascido na cidade de São Jerônimo, Guimarães foi jornalista, romancista e autor de histórias infantis e infanto-juvenis. É reconhecido como um dos grandes escritores brasileiros do século 20.
Para celebrar a figura ilustre do mundo da literatura, as instituições participantes produziram vídeos com trechos de leituras da obra do autor, que serão divulgados na fanpage da semana no Facebook.
A homenagem também será feita pela comunidade Os interessados podem postar vídeos com uma leitura ou interpretação de alguma obra de Josué Guimarães na fanpage da Semana 2021, que estará aberta para postagens do público. Para participar, o nome do escritor e o nome do livro utilizado na produção devem ser mencionados no vídeo. Na descrição, acrescentar a hashtag #SemanaEstadualDoLivro.
Como parte da programação, o IEL lançará um novo fascículo da série biobibliográfica digital Escritores Gaúchos, com uma edição dedicada a Sergio Faraco.
A Semana Estadual do Livro e do Incentivo à Leitura integra o Calendário Oficial de Eventos do Estado do Rio Grande do Sul. As datas de realização têm como referência o Dia Nacional do Livro Infantil (18 de abril, nascimento de Monteiro Lobato) e do Dia Mundial do Livro e do Direito do Autor (23 de abril, falecimento de Cervantes e de Shakespeare).
Ascom Sedac
Foto: Divulgação Sedac